História, perguntado por derciliapiresfonceca, 8 meses atrás

como poderia funcionar o liberalismo econômico na atualidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por kuhnlidiamar
0

Liberalismo econômico: o que é e o que ele prega

O liberalismo econômico é uma das principais correntes teóricas do capitalismo, e defende a liberdade individual e limitação do Estado.

data18/03/2020

Investimentos

Liberalismo econômico

O liberalismo econômico foi uma das principais correntes teóricas do capitalismo. É, também, a teoria que mais se aproxima da nossa realidade. Ao longo do artigo, vamos demonstrar o que é o liberalismo econômico, falar sobre os principais nomes responsáveis por essa corrente e algumas de suas vantagens e desvantagens mais marcantes.

Acompanhe e entenda como essa teoria ajudou a moldar o mundo atual.

O que é Liberalismo econômico?

Com foco na garantia das liberdades individuais e limitação da influência do Estado nas decisões econômicas, o liberalismo econômico pode ser interpretado como um dos principais contrapontos ao socialismo.

Ou seja, a teoria defende o que chamamos de Estado mínimo. Nela, o papel do Estado se reduz a um mantenedor dessas garantias e liberdades individuais, abandonando o caráter de fiscalizador das atividades econômicas e sociais.

Para os adeptos do liberalismo econômico, esse papel passa a ser exercido pelo próprio mercado. Assim como muitas ideologias centenárias, o liberalismo econômico também possui diversas vertentes, incluindo o neoliberalismo da atualidade. Dessa maneira, também são múltiplas as interpretações do que é o liberalismo e de como ele deve funcionar.

Por outro lado, a presença do Estado mínimo e a defesa do mercado como o principal órgão regulador da sociedade costumam estar no centro de todas essas vertentes.

Como surgiu o liberalismo econômico?

O nascimento da ideologia se deu no século XVIII, junto ao movimento societário conhecido como iluminismo, que tinha como lema “liberdade, fraternidade e igualdade”. O movimento foi amplo e abrangeu teorias em diversas áreas das artes e das ciências, incluindo a econômica.

Foi nesse século que surgiram os pais do liberalismo econômico, filósofos e teóricos que ajudaram a difundir a ideologia e que concentraram as bases de sua teoria em 3 pilares.

Respondido por rafaelfreefire49
0

No liberalismo econômico, qualquer indivíduo tem o direito de abrir o seu próprio negócio e concorrer com outras empresas da mesma área. Nenhuma delas obtém qualquer vantagem ou deve cumprir qualquer regulação do Estado, apenas do próprio mercado, algo conhecido como a “mão invisível do mercado”.

Espero ter ajudado, Bons estudos...

Perguntas interessantes