Sociologia, perguntado por raynerthayne, 1 ano atrás

Como podemos definir exclusão social na contemporaneidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por estevamferretti
16
A discussão sobre a diferenciação de classes foi premente no surgimento da ideologia comunista no século XX. Podemos defini-la como o simples fato de excluir uma pessoa, pela cor ou raça, por ser pobre ou rico, e pela sua religião.Falar sobre exclusão social remete às consequências causadas por ela, sendo uma situação na qual os indivíduos não tem acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade aos seus membros. Desse modo, a exclusão social pode implicar privação da subsistência, falta de recursos ou até mesmo ausência de cidadania.

O Art. 3º da Constituição diz que os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil são:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

Outro conceito de exclusão social aplicável à realidade de uma sociedade capitalista contemporânea é que "excluídas são todas as que não participam dos mercados de bens materiais ou culturais".

Em termos dialéticos, é um processo complexo e multifacetado (polissêmico), dotado de contornos materiais, políticos, relacionais e subjetivos.


Não é uma falha, uma característica do processo capitalista, ou de outro regime político-ideológico: a exclusão é parte integrante do sistema social, produto de seu funcionamento; assim, sempre haverá, mesmo teoricamente, pessoas ou grupos sofrendo do processo de exclusão.

Perguntas interessantes