Como podemos compartilhar com o próximo
Soluções para a tarefa
Resposta:
tenha uma atitude humanitário e ajude o próximo compartilhe o que faz o bem tenha um consumo consciente
Resposta:
O amor ao próximo é o ensinamento mais forte vindo de Jesus Cristo. Pois, por meio dele é possível colocar em prática todos os outros ensinamentos. Afinal, quando amamos o próximo, fazemos ao outro tudo o que gostaríamos que fizessem conosco, como respeitar, acolher e ter empatia.
Durante toda a sua trajetória, Jesus sempre deixou um amplo legado de amor ao próximo. Basta ver os registros dos discípulos e apóstolos que em suas narrativas imortalizaram ensinamentos e lições inspiradoras que são absolutamente práticas para as nossas vidas ─ inclusive, nos dias de hoje. Dentre todas as lições, uma delas chama bastante atenção: a parábola do bom samaritano.
Na passagem citada, Cristo destaca a atitude de um jovem que, ao passar por uma estrada, prontamente atende uma pessoa que havia sido assaltada e ferida. Mas, a lição mais profunda está justamente no fato de que outros dois homens, em momentos distintos, sequer deram atenção ao necessitado. Somente o terceiro que passava por ali ─ o samaritano ─, prestou-lhe a devida assistência e colocou em prática o amor ao próximo.
E mais: levou aquele senhor a uma hospedaria, pagou pelos serviços e ainda disse que se preciso fosse voltaria ali para arcar com outros custos necessários à recuperação daquele enfermo. Essa parábola de Jesus, embora seja contada há quase dois mil anos, nos chama a atenção pela atualidade do ensinamento: quantas vezes somos chamados ao trabalho e realmente nos empenhamos em contribuir com aqueles que mais precisam?
Certamente, o valor da história está justamente na atitude de empatia do samaritano em ajudar o próximo. Ou seja: ele não deixou a responsabilidade para que outro que passasse prestasse o atendimento. Não! Ele se viu convocado a contribuir e cumpriu o seu propósito. Um ótimo e inspirador exemplo para os dias de hoje, nos quais se fala tanto de empatia, mas nem sempre se esclarece o que é isso na prática.
Apesar dessa parábola nos mostrar a empatia e um exemplo prático do amor ao próximo, qual é a definição para esse termo?
O que é amor ao próximo?
Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.
Isso também significa que é preciso nos amar, pois uma pessoa só consegue ajudar o outro e amar ao próximo quando se ama também. Afinal, o amor que ela cultiva começa a se tornar tão grande que ela sente a necessidade de espalhá-lo para as pessoas que estão ao seu redor.
6 atitudes de como cultivar o amor ao próximo
freestocks-org-Y9mWkERHYCU-unsplash (1)
Tão importante quanto desenvolver esse nobre sentimento, é fazer escolhas certas e ter atitudes adequadas, que realmente gerem impacto na vida das pessoas necessitadas que cruzam o nosso caminho. Para lhe ajudar, listamos 6 atitudes que você pode adotar para transformar a vida de quem mais precisa.
Tenha atitude humanitária e ame o próximo
É natural que as lições cristãs nos tornem mais preparados para estender a mão a quem mais precisa e colocar em prática o ensinamento de amor ao próximo. Contudo, na rotina corrida, muitas vezes, acabamos não dando a real atenção para as oportunidades ímpares de adotar uma postura humanitária.
É por isso que colocamos essa como nossa a primeira dica. Para que você compreenda o que representa isso na prática, listamos alguns hábitos saudáveis que vale a pena cultivar para atingir esse propósito:
seja gentil com todos que cruzarem o seu caminho, pois não fazemos ideia do que se passa na vida de cada um. Um sorriso, seguido de um bom dia ou de uma atitude gentil pode representar muito para aqueles que estão à nossa volta;
respeite vagas de estacionamento e dê preferências em passagens: os locais destinados a idosos, deficientes e gestantes precisam ser dedicados àqueles que precisam. Faça valer esse direito! Se notar alguém que não tenha percebido isso, seja educado e comente com a pessoa também;
valorize a paz dentro do lar: muitas vezes temos muita paciência com os amigos de trabalho ou do nosso grupo religioso, mas nem sempre com quem está em casa. Seja um promotor da paz dentro da sua residência. Isso é também uma atitude humanitária;
respeite o próximo: apesar das diferenças entre as pessoas, é preciso praticar o respeito pelo outro. As diferenças não existem para separar, mas sim para unir e diversificar a vida. Respeitar um pensamento, estilo de vida ou as características diferentes do outro é uma forma de amá-lo.
Explicação:
deu trabalho pra copiar tudo isso então marca como melhor resposta por favor •‿•