Geografia, perguntado por bubu07, 10 meses atrás

Como podemos caracterizar a urbanização do Brasil?


bubu07: Gente resume um pouquinho aí pfv
bubu07: Tenho mais um monte de questões
bubu07: E to fzd tudo no metrô

Soluções para a tarefa

Respondido por liviamaria67
8

A produção do açúcar no século XVI foi responsável por criar os primeiros centros urbanos, no litoral nordestino. A descoberta do ouro em Minas Gerais também colaborou bastante para a urbanização, serviu tanto para criar núcleos urbanos como para decentralizar e interiorizar a população brasileira que era basicamente litorânea, movimento importante para a ocupação e desenvolvimento do Brasil. No entanto, foi no ciclo do café que o desenvolvimento urbano do Brasil se destacou.

Essas transformações proporcionaram uma atração de pessoas para as cidades, principalmente São Paulo e seus arredores, sendo um marco da urbanização

Respondido por ajuliaps
3

O processo de urbanização brasileira teve o seu grande salto na década de 60, bastante influenciado pela implantação das técnicas e processos desenvolvidos com a Revolução Verde.  Com isso, os migrantes rumaram para os centros urbanos em busca de oportunidades de trabalho e melhoria de vida, processo chamado de Êxodo Rural, o que ocasionou uma alteração na característica da sociedade brasileira, passando de um predomínio de pessoas residindo no campo para o espaço urbano.

No entanto, não foi somente a revolução verde a responsável por esse movimento migratório em direção as cidades. Nesse processo também podemos destacar o crescimento da industrialização brasileira, que demandou mão de obra, se tornando um fator atrativo também. Além disso o próprio desenvolvimento das cidades atraiu diversas pessoas, com o objetivo de dispor de melhores condições de moradias, devido à infraestrutura mais bem aparelhada nos centros urbanos.

Em 1940, a população urbana brasileira era de 26,3% do total. Em 2000, essa população passou para 81,2%. Em números absolutos: em 1940 a população que residia nas cidades era de 18,8 milhões de habitantes e em 2000, de aproximadamente 138 milhões. Assim, em apenas sessenta anos, os assentamentos urbanos no Brasil foram ampliados de maneira a abrigar mais de 125 milhões de pessoas. Constatamos, portanto, que ocorreu nesse período um imenso crescimento das cidades. Esse crescimento foi necessário para abrigar essa população, bem como as suas demandas sociais: moradia, trabalho, educação, saúde, transporte, água e energia.

A urbanização a partir da industrialização tardia vai ocasionar um grande volume de pessoas migrando do campo para as cidades sem um planejamento urbano capaz de dotar os centros urbanos de infraestrutura para essa nova massa de pessoas que vai ocupar as cidades. A partir disso, o crescimento de metrópoles acontece de forma desordenada, marcado principalmente pela periferização das cidades, com pessoas morando em favelas e cortiços, gerando espaços de grande pobreza nas cidades, precarização dos serviços públicos e consequentemente aumento da violência urbana.Crescimento do setor terciário, devido à diminuição das indústrias nos grandes centros urbanos, fazendo com que essa camada de mão de obra seja absorvida pelo setor de serviços e comércio. Essa nova realidade vai transformar a paisagem urbana, com a diminuição das indústrias e o crescimento de shoppings e centros empresariais.

Perguntas interessantes