Como podemos afirmar que existe uma força de gravidade no nosso planeta explique
Soluções para a tarefa
Porque quando nos pulamos não saímos voando,se não tivesse força de gravidade estaríamos voando cada vez que pulassemos
Resposta:
A força gravitacional é uma força atrativa que surge entre todos os corpos com massa. O planeta Terra, por exemplo, é capaz de atrair os corpos ao seu redor em direção ao seu centro por causa de seu campo gravitacional.
A força gravitacional que a Lua faz sobre a Terra é suficiente para arrastar a água do mar e formar as marés;
Mesmo a 150 milhões de quilômetros de distância, a força de atração gravitacional do Sol é suficientemente forte para manter a Terra presa em sua órbita;
Os buracos negros são os corpos celestes que apresentam os maiores valores de gravidade conhecidos no Universo;
Por ter uma massa muito menor que a massa da Terra, a Lua possui sua gravidade cerca de cinco vezes menor, valendo aproximadamente 1,6 m/s²;
Sem a sua gravidade, a Terra não teria atmosfera, e tudo o que se encontra fixo na superfície terrestre estaria simplesmente “flutuando” pelo espaço vazio.
Explicação:
Geralmente a força gravitacional é muito pequena e só pode ser percebida nos casos em que pelo menos um dos corpos possui uma massa muito grande, como a massa de uma estrela ou de um planeta
Neste exato momento, você está sendo atraído por todos os objetos ao seu redor, mas essas forças são tão fracas que você não percebe. Se você tentar pular o mais alto que conseguir, mesmo que se esforce muito, não conseguirá passar de uma determinada altura simplesmente porque a Terra puxa você constantemente para baixo. Podemos dizer que:
A força de atração gravitacional depende das massas dos corpos envolvidos. Quanto maior a massa, maior será a força de atração existente entre eles.
Ninguém sabe de fato qual é a origem da força gravitacional, somente entendemos o seu funcionamento: quanto mais distantes estiverem os corpos, menor será a força de atração entre eles. Todavia, mesmo distantes, a força de atração entre o Sol e todos os planetas do Sistema Solar é suficiente para mantê-los em órbitas regulares.
Quando os planetas estão em órbita em torno do Sol (o mesmo vale para a Lua orbitando a Terra), eles estão “caindo” em direção ao Sol, mas como as suas velocidades orbitais são muito grandes e fazem um ângulo de 90º com a força gravitacional, suas distâncias em relação ao Sol permanecem aproximadamente constantes, sofrendo somente pequenas variações.
A aceleração da gravidade foi observada e estudada por diversos cientistas, como Galileu Galilei e Isaac Newton, ao longo dos séculos. No entanto, foi Newton quem conseguiu calcular pela primeira vez a força de atração gravitacional entre dois corpos por meio da Lei da Gravitação Universal.