Química, perguntado por maryrenock, 1 ano atrás

Como podem ser classificados os efeitos decorrentes da exposição à radiação alfa pelo pulmão de um fumante? Um fumante passivo estaria sujeito aos mesmos efeitos ??

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
42
Os cigarros são radioativos porque contêm polônio-210 e chumbo-210. Devido ao tipo de fertilizante utilizado no seu cultivo, esses elementos penetram nas lavouras de tabaco, e não podem ser retirados


A exposição crônica dos fumantes a doses baixas e concentradas de polônio-210 podia ser a principal causa de câncer de pulmão e talvez  também de outros tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde  estima que 1,3 milhão de pessoas morram de câncer no pulmão no mundo todo a cada ano, 90% por causa do fumo. Além disso os fumantes morrem em decorrência pelas doenças relacionadas como por exemplo as doenças cardiovasculares, bem como a bronquite crônica e o enfisema.

Cerca de 80% do polônio-210 presente na fumaça do cigarro não é absorvida pelo próprio fumante e acaba se espalhando pelo ar,  dessa forma pode ser inalada por não-fumantes. A quantidade total de polônio-210 absorvida por fumantes passivos não é conhecida.


Se o contato com o fumante se dê somente quando ele não está fumando. apesar de haver material radioativo depositado nos pulmões do fumante, a radiação emitida pelo Po-210 é do tipo alfa, que tem baixa capacidade de penetrar os tecidos. Isso significa, que a ação radioativa  fica restrita a pequenas regiões dos pulmões, apenas onde há depósito de material radioativo.

Perguntas interessantes