Como pode ser entendido o conceito de Arquitetura de Sistemas? (Ref.: 202108401415) Estudo detalhado sobre o sistema, podendo ser aplicado em diferentes áreas do conhecimento, com diferentes disciplinas da Engenharia de Sistemas. Combinação de partes, elementos ou diversas concepções em um todo. Processo de transformação de uma situação em problema capaz de modelar um sistema. Método que consiste em reunir elementos diferentes, concretos ou abstratos, e fundi-los num todo coerente. Representação do sistema por diferentes perspectivas, proporcionando quebra de complexidade em camadas hierarquizadas de mais fácil compreensão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma arquitetura de sistema é uma representação de um sistema em que existe um mapeamento de funcionalidade para componentes de hardware e software, um mapeamento da arquitetura de software de hardware para a arquitetura de hardware e uma interação humana com esses componentes.
Explicação:
Introdução
O termo arquitetura é, hoje em dia, amplamente utilizado fora de sua conotação tradicional de construção e existem muitas definições de "arquitetura" (no contexto de sistemas) e "arquitetura de sistema (ou sistemas)", por exemplo:
"Arquitetura de sistemas: a estrutura fundamental e unificadora do sistema definida sob o ponto de vista de elementos do sistema, interfaces, processos, restrições e comportamentos."
[definição de linha de base aprovada pelo Grupo de Trabalho de Arquitetura de Sistemas INCOSE na INCOSE '96 em Boston, MA, em 8 de julho de 1996]
"A arquitetura de sistema inclui as principais propriedades físicas, estilo, estrutura, interações e finalidade de um sistema."
[Process for System Architecture and Requirements Engineering, Derek Hatley, Peter Hruschka, Imtiaz Pirbhai, Dorset House Publishing 2000]
"Arquitetura: os conceitos e regras que definem a estrutura, o comportamento semântico e os relacionamentos entre as partes de um sistema; um plano de algo a ser construído. Inclui os elementos que constituem o fato, os relacionamentos entre esses elementos, as restrições que afetam esses relacionamentos, um foco nas partes do fato e um foco no fato como um todo."
[Architecting with RM-ODP, Janis Putman, Prentice Hall PTR 2001, que referencia o ISO/IEC 10746-2: Information Technology - Open Distributed Processing - Reference Model: Foundations como a origem]
"Arquitetura: a estrutura de componentes em um programa/sistema, seus inter-relacionamentos e os princípios e diretrizes que controlam o design e a evolução ao longo do tempo."
[DoD 5000.59-P, "Modeling and Simulation Master Plan," Outubro de 1995]
Uma arquitetura é "a estrutura dos componentes, seus relacionamentos e os princípios e diretrizes que controlam o design e a evolução ao longo do tempo."
[IEEE STD 610.12, um pouco estendido pelo IAP (Integrated Architectures Panel) do C4ISR ITF (Integration Task Force) em DoD Architecture Framework, Versão 1.0]
Diferentes palavras e construções são utilizadas, e nem todas as definições abrangem exatamente os mesmos aspectos, mas existem sobreposições significativas. Essas definições mostram que a arquitetura de sistema trata-se do seguinte:
a estrutura do sistema em termos dos elementos, componentes e peças
os relacionamentos entre esses elementos
as restrições que afetam os elementos e seus relacionamentos
o comportamento mostrado pelo sistema e as interações que ocorrem entre os elementos para produzir esse comportamento
os princípios, regras e análise racional que caracterizam o sistema (e controlam sua evolução)
as características e propriedades físicas e lógicas do sistema
a finalidade do sistema
Portanto, a propagação completa de todos esses aspectos requer um rico e potencialmente complexo conjunto de informações, mas é necessário estar ciente de que nem todos os envolvidos precisam considerar ou compreender todos os aspectos simultaneamente. O conceito de pontos de vista permite a separação dessas diversas preocupações e a apresentação para uma classe de envolvidos apenas do que eles precisam para participação efetiva. Na perspectiva de um ponto de vista específico, você também pode visualizar o sistema em diferentes "resoluções", da baixa resolução, correspondente a um alto nível de abstração, à alta resolução, correspondente a uma especificação concreta (de partes, etc) para implementação.