Geografia, perguntado por danielapcosta, 1 ano atrás

Como os seres humanos utilizam os minerais: Marmore, Granito e Bauxita

Explicar o processo de transformação dos minerais em produtos.

ME AJUDEM ISSO É PRA HJ POR FAVOOOOOOR

Soluções para a tarefa

Respondido por Dannih56
3

Utilidade dos Minerais

O ser humano usa, para sobreviver, muitos produtos de origem animal: ovos, leite, carne, couro, pele, óleo etc. Da mesma maneira, aproveita inúmeros produtos vegetais: arroz, feijão, trigo, milho, algodão, centeio, cevada, frutas, verduras, legumes etc. Esses produtos fazem parte da nossa vida e deles nos utilizamos todos os dias sempre que nos alimentamos.
Mas, embora não tão visíveis e de presença às vezes mais difícil de perceber, os produtos extraídos do reino mineral são igualmente importantes e imensamente variados, como veremos a seguir. Eles, porém, têm uma fundamental diferença em relação àqueles de origem animall: não são renováveis. Seu processo de formação é tão lento quando comparado com a vida humana que devem ser considerados como recursos finitos, ou seja, que se extrai uma vez só de um determinado lugar. Podem, sim, ser reciclados, como se faz com as latas de alumínio, mas a produção original não se renova.



Metais

Os minerais nos fornecem ofertilizas à fabricação tanto de coisas enormes, como aviões, quanto daquelas minúsculas, como alfinetes, clipes ou percevejos.

O alumínio tem mais de 4 mil aplicações diferentes, sendo usado em navios, automóveis, aviões, utensílios domésticos (como panelas), embalagens, tintas, esquadrias de janelas, abrasivos, cimento, refino do petróleo, tijolos refratários e explosivos. Ele é extraído principalmente da bauxita, um solo argiloso e leve que se forma em regiões tropicais. Mas pode ser obtido também de minerais como criolita, nefelina, alunita e leucita.

O antimônio é usado principalmente na forma de ligas com chumbo, que servem para baterias, tubos de creme dental, soldas, tintas e balas de revólver, por exemplo. Mas também para fogos de artifício, fósforos, medicamentos, vidros e cerâmicas. O metal é extraído de pelo menos sete minerais, dos quais o principal é a estibinita.

O chumbo é extraído de sete minerais, dos quais o principal é a galena. Ele é usado sobretudo em baterias (40% do consumo), como aditivo na gasolina, como isolante de raios X, em tintas, vidros especiais (os chamados cristais), corantes, inseticidas e em projéteis de armas de fogo.

O cobre, bom condutor de calor e eletricidade, é usado em fios elétricos, na fabricação de bronze e latão, em defensivos agrícolas, tratamento da água e em objetos ornamentais. Pode ser extraído de pelo menos 17 minerais, dos quais o mais importante é a calcopirita.

O estanho é um metal fornecido principalmente da cassiterita. Ele é útil na fabricação de latas de conserva, na obtenção do bronze (usado em esculturas e nos sinos) e também em refrigeradores, condicionadores de ar, radiadores e soldas, por exemplo.

O ferro é o mais comum, o mais barato e o mais importante dos metais. É extraído principalmente do mineral hematita, mas também de oito outros minerais. É usado em um enorme número de produtos, principalmente quando transformado em aço.

Combustíveis Nucleares

Os reatores nucleares são abastecidos com tório ou urânio, ambos extraídos de minerais. O tório é usado também em lâmpadas de gás portáteis, ligas com magnésio, eletrônica, lâmpadas elétricas e vidros para lentes. O urânio, principal combustível nuclear, emprega-se também em explosivos atômicos, produção de raios X, fotografias, vidros e esmaltes.

Outro elemento radioativo, o rádio não é combustível, mas é usado como fonte de nêutrons, no tratamento de câncer, em tintas luminosas e em radiografias industriais.



Pedras Preciosas

As pedras preciosas são importantes na economia de muitos países, inclusive do Brasil, que é um dos maiores produtores do mundo. Nosso país produz cerca de 90 tipos diferentes de pedras preciosas, usadas em joias e em objetos decorativos. Nem todas as gemas são muito caras, mas algumas, como diamante, esmeralda, rubi, safira, turmalina paraíba, alexandrita e opala negra atingem preços altíssimos.

O diamante que não serve para uso em joias tem muitas aplicações na indústria em ferramentas de corte e perfuração. As granadas e o quartzo são usados como abrasivos. Rubis e safiras de baixa qualidade são usados como abrasivos e em relógios.



Medicamentos

Um bom número de elementos químicos usados nos medicamentos é extraído dos minerais. Entre eles devem ser citados: bismuto (usado também em tintas e esmaltes); cálcio; enxofre; flúor; boro (também útil em esmaltes, vidros, cosméticos e detergentes); bromo (usado também em fotografias e inseticidas); iodo; magnésio (empregado igualmente no curtimento de couro, em seda artificial, cimento sorel e ligas); zinco e mercúrio (também útil na indústria elétrica, em herbicidas e na produção de cloro e de sódio).



Alimentos

Embora pareça estranho ver os minerais como alimento, a verdade é que todos nós comemos diariamente um mineral: o sal de cozinha. Ele é o mineral halita, um cloreto de sódio.

Indiretamente, outros minerais, como a apatita, contribuem para nossa alimentação, fornecendo fertilizantes agrícolas
Perguntas interessantes