Como os povos tradicionais da Amazônia mantém sua relação com a floresta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A Amazônia tem importância fundamental para cidadãos que dependem de sua conservação para sobreviver. Este é o casos dos ribeirinhos, populações tradicionais que têm uma conexão vital com os rios. Eles mantêm relação de subsistência com a floresta, baseada na conservação da biodiversidade do bioma.
Outro pilar importante para a chamada bioeconomia da região são as pessoas envolvidas com a agricultura familiar, que se baseiam na produção de alimentos saudáveis sem agressão ao meio ambiente. São eles os responsáveis pela produção de base ecológica e com respeito à natureza.
Ou seja, para além de milhares de animais e plantas, a floresta, que tem sua maior parte localizada no Brasil, é lar de muitos povos, que mantém com ela uma relação mútua de cooperação e contribuem para a conservação do bioma, assim, para a manutenção dos serviços ecossistêmicos.
A lista de povos com importante contribuição para o bioma ainda estão os extrativistas. Uma das populações tradicionais que tiram da floresta sua subsistência, sem danificá-la. Eles constituem os grupos dos seringueiros; coletores de castanha, de açaí, de cupuaçu; as quebradeiras de coco babaçu; os extratores de óleos e plantas medicinais; os pescadores artesanais e todos os trabalhadores que utilizam os recursos naturais da Amazônia de forma sustentável.
Com valiosa contribuição, os povos indígenas também são fundamentais para a manutenção da floresta,