Como os mesopotâmicos se organizavam socialmente, culturalmente e religiosamente?
me ajudem pelo amor de Deus:DDDD
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como os mesopotâmicos se organizavam socialmente?
Em grupos: entre eles, destacam-se os sumérios, amoritas, assírios e caldeus.
Como os mesopotâmicos se organizavam culturalmente?
A religião mesopotâmica era politeísta e antropomórfica. Cada cidade tinha seu deus, cultuando como todo poderoso e imortal. Além de politeístas, os mesopotâmicos acreditavam e gênios, demônios, adivinhações e magias.
Como os mesopotâmicos se organizavam religiosamente?
Os povos da Mesopotâmia Antiga eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Na concepção destes povos, os deuses poderiam praticar coisas boas ou ruins com os seres humanos.Os deuses da religião mesopotâmica representavam os elementos da natureza (água, ar, Sol, terra, etc.).
Resposta: Política e economia
A organização política da Mesopotâmia tinha um soberano divinizado, assessorado por burocratas- sacerdotes, que administravam a distribuição de terras, o sistema de irrigação e as obras hidráulicas. O sistema financeiro ficava a cargo de um templo, que funcionava como um verdadeiro banco, emprestando sementes, distribuído um documento semelhante ao cheque bancário moderno e cobrando juros sobre as sementes emprestadas.
Em linhas gerais pode-se dizer que a forma de produção predominante na Mesopotâmia baseou-se na propriedade coletiva das terras administrada pelos templos e palácios. Os indivíduos só usufruíam da terra enquanto membros dessas comunidades. Acredita-se que quase todos os meios de produção estavam sobre o controle do déspota, personificações do Estado, e dos templos. O templo era o centro que recebia toda a produção, distribuindo-a de acordo com as necessidades, alem de proprietário de boa parte das terras: é o que se denomina cidade-templo.
Administradas por uma corporação de sacerdotes, as terras, que teoricamente eram dos deuses, eram entregues aos camponeses. Cada família recebia um lote de terra e devia entregar ao templo uma parte da colheita como pagamento pelo uso útil da terra. Já as propriedades particulares eram cultivadas por assalariados ou arrendatários.
Entre os sumérios havia a escravidão, porém o número de escravos era relativamente pequeno.
Explicação: DE ACORDO COM MEUS ESTUDOS