História, perguntado por ilsonoliveirabarbos, 1 ano atrás

como os Estados Unidos tratou a escravidão os indigenas e a iqualdade de genero ?

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelcardososilva91
3

Antes de serem atacados por europeus, grupos que viviam na América do Norte não adotavam dois, mas entre três e cinco gêneros bem definidos, afirma o site Indian Country Today, mantido por povos indígenas. Essa diversidade foi reprimida pelos europeus que chegaram ao continente em 1492, mas vem sendo resgatada com mais vigor desde a década de 1990 por indígenas LGBT do Canadá e dos Estados Unidos. A cultura Navajo, localizada próxima à fronteira com o México, concebia, por exemplo, quatro categorias de gênero: Mulher Mulher masculina Homem masculino Homem feminino De acordo com o Indian Country Today, algumas culturas incluíam também uma identidade transgênera. Inicialmente, sociólogos e antropólogos buscaram enquadrar essas identidades dentro de conceitos como os de gays e bissexuais. Mais recentemente, tem-se argumentado, no entanto, que essa leitura é excessivamente ocidental. Críticos defendem que é necessário buscar ler as identidads de gênero indígenas a partir do ponto de vista desses povos. Uma lenda Siouan, povo tradicional que se distribuía originalmente pelo centro dos Estados Unidos, afirma que antes de uma criança nascer, essa escolhe entre duas ofertas do criador: arcos e flechas - correspondentes ao papel masculino — ou um cesto — correspondente ao feminino. O criador pode, no entanto, trocar o objeto de mãos no meio da escolha, impactando na identidade da criança. Esse é apenas um exemplo. Cada cultura tem histórias, costumes e nomes particulares para explicar e definir suas identidades. Entre os Dakota, originários do centro-norte dos Estados Unidos, usa-se tradicionalmente o termo Winté para determinar alguém do sexo masculino que se comporta como mulher. Para os Ojibwe, povo que se distribuía originalmente ao redor da região dos Grandes Lagos, sudoeste do Canadá, o termo é Hemaneh (metade homem, metade mulher).

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/06/24/Os-g%C3%AAneros-tradicionais-dos-ind%C3%ADgenas-norte-americanos-v%C3%A3o-al%C3%A9m-do-masculino-e-feminino

© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.


ilsonoliveirabarbos: vlw pela ajuda me ajudou muito <3
Perguntas interessantes