Como os conceitos de Relativismo Cultural e Multiculturalismo podem nos ajudar a combater o etnocentrismo e assim caminhar para a construção de uma sociedade menos preconceituosa? Exemplifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
O relativismo cultural não ajuda em nada, quando uma pessoa acredita que sua cultura é igual a todas as outras, se desenvolve um sentimento de indiferença, o que compactua com uma desintegração cultural. Certas pessoas, irão culpar as outras culturas pela desintegração da sua cultura e se tornar supremacistas culturais. Considerando que, na maioria, as diferentes culturas são marcadas por uma única etnia, isso junto a outras ideias, causaria um pensamento etnocêntrico. Por exemplo, na Alemanha Nazista, que por muito tempo, teve politicas muito liberais quanto a cultura e economia no país, o que, na visão dos nativos, gerou uma invasão cultural e econômica. Essa sensação aumentou com a queda do Império Alemão, que de certa forma, era um símbolo da cultura Alemã. Todos esses fatores culminaram na ascensão Nazista.
O multiculturalismo é bem-vindo quando não se tem uma união territorial, pois, sempre irão haver intrigas entre pessoas de diferentes culturas. Para evitar o total afastamento de pessoas de diferentes culturas, uma relação politica deve ser mantida e o poder militar distribuído por igual. Para saciar as intrigas, deve ser programado jogos esportivos como competição entre as diferentes culturas. Dessa maneira, todos terão o sentimento de que sua cultura é a melhor e, ao mesmo tempo, não terão nenhum rancor quanto as outras culturas.
O preconceito não é um problema somente cultural. A única forma de eliminar o preconceito é construindo conceitos, isso acontece por conta de uma boa educação.