Como originou a vida segundo a teoria de Biogênes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A teoria da abiogênese ou teoria da geração espontânea explica a origem da vida a partir da matéria bruta, ou seja, de uma matéria sem vida. Um dos exemplos clássicos dessa teoria é a crença de que camisas sujas poderiam dar origem a ratos. Outro exemplo é o lodo dos rios, que poderia dar origem à alguns anfíbios e répteis.
Resposta:
Ao contrário da abiogênese, essa teoria afirma que um ser vivo provém de outro ser vivo preexistente. Porém, como vimos, o primeiro a tentar provar tal teoria foi Redi, e não foi capaz depois da descoberta do microscópio, o que iniciou a busca por uma resposta, contando com 3 cientistas famosos: Needhaam, Spallanzani e Louis Pasteur. Entretanto, os dois primeiros falharam ao tentar provar com seus experimentos, gerando grande polêmica.
Mas essa polêmica só permaneceu até 1862, quando o francês Louis Pasteur encerrou a discussão.
Ele colocou caldos nutritivos no interior de frascos de vidro, depois aqueceu e curvou os gargalos. Essa curvatura impedia a entrada de poeira e outras partículas presentes no ar, mas ainda mantinha o caldo em contato com ele. Depois ele ferveu o caldo para que todos os microorganismos presentes morressem, deixando o líquido então livre de qualquer forma de vida.
O resultado foi que em nenhum frasco apareceu microorganismos. Pasteur concluiu, então, que os microorganismos ficavam presos no gargalo torcido e, por isso, o caldo não apresentava nenhum desses seres. Para comprovar de vez sua hipótese, ele quebrou os gargalos de alguns frascos. Após alguns dias, os frascos que tiveram seus gargalos retirados apresentaram microorganismos, enquanto os outros não.
Assim, Pasteur conseguiu refutar definitivamente a teoria da abiogênese e provou que a vida poderia surgir apenas a partir de outra vida preexistente.
Entretanto, ao fazer essa afirmação, outra dúvida surgiu: como surgiu a primeira forma de vida?
Para essa questão, temos 3 teorias, a do Criacionismo, que já falamos sobre, a da Panspermia e a de Oparin e Haldane