Pedagogia, perguntado por marifonseka, 9 meses atrás

Como órgãos de Estado, os conselhos exercem uma função mediadora entre o governo e a sociedade. Poderíamos dizer que exercem a função de ponte. Bárbara Freitag traduz bem a simbologia da ponte:
Certa vez perguntaram-me a que margem do rio eu pertencia. Respondi espontaneamente. "A nenhuma, sou ponte." Na filosofia e sociologia a metáfora da ponte tem outros nomes: "mediação", "Vermitlung", "dialética", "diálogo". [...] Como boa aluna de Horkheimer e Adorno, sabia que entre tese e antítese, a síntese seria impossível, implicaria uma violência: a totalidade poderia vir a ser totalitarismo. Por isso, contentei-me em aceitar a polarização, a diferença, os antagonismos, sem querer assimilar ou reduzir um extremo ao outro e passei a construir pontes, a buscar a Vermitlung. [...] Ou haveria, como no conto de Guimarães Rosa "uma terceira margem do Rio"?. (Folder da UnB: "Itinerários de Bárbara Freitag". Disponível em:

Sabendo o que é o colegiado, como ele é formado e quais as suas funções, explique porque foi utilizada a metáfora da ponte para representar o que vem a ser, na essência, um órgão colegiado.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
0

O órgão colegiado foi comparado com uma ponte porque ele tem como função apresentar os caminhos que devem ser seguidos para chegar à meta desejada.

O órgão colegiado é marcado pela gestão participativa, tem como objetivo apresentar uma melhora na educação, a partir da atuação em questões administrativas, pedagógicas e técnicas.

O colegiado escolar é formado pelo diretor da escola, professores, colaboradores, alunos, comunidade escolar, etc.

Abraços!

Perguntas interessantes