como ocorreu o processo de domesticação das plantas e quais foram as consequências desse processo?
Soluções para a tarefa
A domesticação de plantas é um processo utilizado desde a pré-história. Essa domesticação consiste na seleção e adaptação de certas plantas conforme servem para suprir as necessidades humanas. Esse processo que ocorreu por milhares de anos acarretou modificações em características originais desses seres vivos domesticados.
O ser humano procurou eliminar os seres vivos que eram considerados hostis. Essa domesticação das plantas representa em uma seleção artificial, indo contra a seleção natural. O que é extremamente maléfico para ecologia e a natureza. Apesar de fazer parte da história da civilização, contribuindo e muito para seu desenvolvimento.
A origem da domesticação data 15 mil anos atrás quando ocorre o selecionamento das sementes permitindo o cruzamento espontâneo. Mais recentemente, esse cruzamento passou a ser dirigida, depois a intervenção química e até mesmo genética. Essas interferências reduziram a biodiversidade, a agricultura funciona como uma praga biológica que destrói as florestas e impõe as monoculturas.
Existem 250.000 espécies de plantas, dessas 30.000 são comestíveis. Mas apenas 103 espécies representam 95% da alimentação mundial, o trigo, arroz e milho representam 50%. Apesar da agricultura ser parte fundamental da evolução humana durante milhares de anos, essa domesticação em grande escala gera consequências e problemas ambientais.