Como ocorreu o fim do Império Bizantino
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde o século XI (11) o império Bizantino estava em crise, causada por sucessivas invasões de povos inimigos, como os Seljúcidas, lombardos, eslavos, os persas Sassânidas, etc...
Entretanto, o império ainda estava de pé, já no śeculo XIII (13) outros povos de origem turca, os Otamanos, começou um processo de expansão na região do antigo Oriente próximo, conquistando e submetendo outros povos, ficado cada vez mais forte, pois, além de questões políticas, eram povos islamizados, e seus objetivos eram espalhar a fé islã por toda parte.
Com a expansãp, finalmente chegaram ao império Bizantino em 1371, quando o imperador bizantino, João V, se rendeu aos otamanos, em troca de paz, se compremeteu a pagar taxas à eles, porém, esse acordo de paz foi pouco duradouro, pois constantinopla (capital do império bizantino) sempre se recusava a pagar as taxas cobradas e, por isso, sempre era atacada pelos otamanos. Mas o império ainda resistiu até o século seguinte.
Já no śeculo 15, em uma tentativa de último suspiro, o último imperador bizantino, João VIII (8), buscou apoio dos cristão do ocidente e até do papado, as duas igrejas não tinha vinculos desde o século XI (11). A principio uma aliança havia sido feita, no Concílio de Ferrara, mas os patriarcas bizantinos, não aceitaram a proposta do imperador, pois não queriam se submeter a autoridade do papa.
Por fim, os otamanos em 1453, finalmente tomaram constantinopla, decretanto o fim do império Bizantino.
Explicação: