Sociologia, perguntado por silvalucinete667, 9 meses atrás

Como ocorreu o fim da era dos shoguns no Japão​

Soluções para a tarefa

Respondido por bn060936
0

Resposta:O Xogunato Tokugawa (徳川幕府 Tokugawa bakufu?), ou Período Tokugawa (徳川時代 Tokugawa-jidai?), ou Xogunato Edo (江戸幕府 Edo bakufu?), foi uma ditadura militar feudal estabelecida no Japão por Tokugawa Ieyasu (primeiro líder desta era), governada pelos xoguns (grande general) da família Tokugawa no período de 1603 a 1868.

O nome do período é também conhecido Período Edo, em homenagem a cidade de Edo (atual Tóquio),[1] que era a capital do Xogunato Tokugawa, até a Restauração Meiji, que acabou definitivamente com o período dos Xogunatos.

Seguindo o Período Sengoku Jidai de guerras civis, o governo central foi largamente restabelecido por Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi durante o Período Azuchi-Momoyama. Após a batalha de Sekigahara em 1600, o país unificou com o fim das disputas entre os feudos,[2] a autoridade central foi concedida a Tokugawa Ieyasu,[1] que completa o processo de centralização e recebe o título de Xogum em 1603.

Foi um período de forte isolamento político-econômico do país e rígido controle interno (sakoku), regulando os feudos através do código de leis. Em 1868, o período terminou com a Restauração Meiji, quando o governo imperial (tenno) recuperou sua autoridade, marcando o fim das ditaduras feudais, iníciando a modernização do Japão.

Em 268 anos o Japão passou por um período de relativa paz e de valorização das artes, como: o teatro kabuki, a pintura em madeira, arte do chá, escrita e a educação.[1] Também desenvolveram-se a agricultura e a construção civil no setor de estradas, que posteriormente, contribuíram para a rápida industrialização do país.[1]

Explicação:

Perguntas interessantes