como ocorreu a industrialização em minas gerais
Soluções para a tarefa
Resposta:
Indústria
E foi exatamente na década de 1940 que foi dado o passo decisivo para a industrialização em Minas, quando o prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, depois governador, e o presidente Vargas apostaram na criação de empresas que trouxessem investimentos e empregos para o estado. Assim, os leitores do EM viram surgir em 1941, na região metropolitana da capital, o primeiro distrito industrial planejado do país, em Contagem, com linhas férreas desviadas para atender às novas empresas que ali se instalavam.
Na década seguinte, a vocação para o desenvolvimento se aprofundaria, com passos decisivos como o de 1952, quando foi criada a Cemig, primeira estatal de energia que abriria a porta para atrair outros empreendimentos. Na mesma linha, em 1954, Vargas e JK participariam da inauguração da Companhia Siderúrgica Mannesmann, no Barreiro.
Nos anos 1960, o apoio institucional do governo mineiro, por meio da criação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), passaria a ser decisivo para trazer outras grandes empresas. Dois anos depois do início da década, a Usiminas se instalava em Ipatinga, na região que ficaria conhecida como Vale do Aço.
A década de 1970 trouxe novos avanços na área econômica. Em 1976, por exemplo, o EM noticiava a inauguração da fábrica da Fiat, em Betim, também na Grande BH. A montadora italiana foi a primeira a produzir veículos no estado, que ganharia novas fábricas automotivas nas décadas seguintes, com a Iveco, instalada em Sete Lagoas, na Região Central, e a Mercedes-Bens, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, esta já em fins da década de 1990.
Há cinco anos, a montadora Mercedes faria um dos movimentos que representam a integração da economia mineira ao mercado mundial. Em 2012, a empresa expandiu a produção de caminhões Actros e Accelo para a planta de Juiz de Fora, que passou a integrar o sistema global de produção de veículos comerciais da Daimler