Química, perguntado por jh768716gma, 1 ano atrás

Como ocorre as chuvas ácidas e suas consequências ?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielapossatp1p6h2
1
O conceito de chuva ácida refere-se aos tipos de acidez presentes na atmosfera, os quais podem ser úmidos ou secos. Quando ocorrem de forma úmida, eles precipitam em forma de chuva, ou formam nevoeiros e neve. Quando ocorrem de forma seca, referem-se à partículas sólidas ou mesmo gases. As chuvas ácidas podem ocorrer por causas naturais, como as emissões de gases a partir de atividade vulcânica, bem como processos biológicos que ocorrem nos solos, oceanos e nos pântanos, e que acabam produzindo e emitindo gases que interferem na acidez da atmosfera. Geralmente estas chuvas formam-se em grandes altitudes, onde há um contato e reação entre a água e os óxidos existentes na atmosfera, bem como o oxigênio e outros elementos oxidantes. Esse contato forma uma solução de ácidos nítrico e sulfúrico.

Apesar das atividades vulcânicas serem consideradas como as grandes responsáveis pela emissão de gases que ocasionam as chuvas ácidas, o ser humano também tem potencial para intensificar esse processo, a partir de suas atividades produtivas. Os elementos humanos que mais produzem gases são as atividades industriais, bem como as termoelétricas e os veículos de transporte, além da pecuária, os quais são destaque na emissão de gases poluentes na atmosfera.

Elas carregam elementos químicos que prejudicam a saúde dos seres vivos, uma vez que contaminam não apenas o ar, mas também a água e os solos. Para saúde humana, os efeitos da chuva ácida estão relacionados aos problemas respiratórios, como o aumento de casos de asma e bronquite.

Além disso, relacionam-se também com problemas oculares, como as conjuntivites, justamente devido aos elementos químicos contidos na atmosfera. Há um risco aumentado de enfisema pulmonar, quando os pulmões adoecem gradativamente devido ao contato com agentes danosos à saúde.

As florestas podem sofrer com os efeitos das chuvas ácidas, prejudicando o desenvolvimento das plantas, mesmo em distâncias longas dos pontos de maior emissão de gases. Não apenas o contato direto entre as folhas com a chuva ácida é prejudicial, mas também a própria penetração nos solos, acaba afetando o desenvolvimento das plantas, ocasionando, inclusive, a morte destas. Além disso, as chuvas ácidas podem danificar ou destruir patrimônios históricos.

Espero ter ajudado, tente resumir o máximo!

Abraço!


jh768716gma: Muito agradecida !!
gabrielapossatp1p6h2: Disponha! :*
Perguntas interessantes