Biologia, perguntado por geanerochabr, 9 meses atrás

como ocore a reproducao assexuada​

Soluções para a tarefa

Respondido por seraphine9
3

Resposta:

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que acontece sem que haja o encontro de gametas, não havendo assim a junção de material genético. Com isso, os indivíduos gerados são, em quase todos os casos, geneticamente idênticos àqueles que os formaram

Explicação:

bons estudos moça.-.


Bakashii: Dhkshenshs quando não tem o fruc fruc é assexuada
geanerochabr: obrigado
seraphine9: dnd._.
Respondido por leticiapandrade
2

Resposta:

Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.

Explicação:

  • Divisão binária (também conhecida como bipartição ou cissiparidade): indivíduos dividem-se ao meio, dando origem a dois indivíduos de aproximadamente o mesmo tamanho.
  • Divisão múltipla: a célula divide-se e origina três ou mais células-filhas. Inicialmente o núcleo sofre uma série de divisões, que são seguidas pela divisão do citoplasma.
  • Esporulação: forma-se estruturas chamadas de esporos, que consistem em uma célula envolta por uma parede celular resistente, que a protege. Ao encontrar condições adequadas, o esporo divide-se e dá origem a um novo indivíduo, sem necessidade de junção com outra célula.
  • Fragmentação (regeneração): nela ocorre o surgimento de um novo indivíduo a partir de um fragmento. Nesse caso, há duas etapas: a fragmentação de um indivíduo e a regeneração desse fragmento, formando um novo indivíduo. Esse tipo de reprodução pode ser observado em diferentes grupos, como esponjas e cnidários. Também pode ser observada quando cortamos uma planária em várias partes.
  • Brotamento: há o surgimento de um broto no corpo de um indivíduo já existente. Esse broto pode soltar-se do indivíduo que o originou ou permanecer ligado a ele. Esse último caso pode ser observado, por exemplo, nos corais, nos quais os brotos permanecem aderidos, formando colônias.
  • Partenogênese: há o desenvolvimento do gameta feminino, o qual origina um novo ser sem que este tenha sido fertilizado. Um dos exemplos clássicos de partenogênese ocorre em abelhas, processo em que o zangão é formado. Vale salientar que, em animais vertebrados, também já foi observada a partenogênese em tubarões, por exemplo.
  • Propagação vegetativa: é uma reprodução assexuada típica dos vegetais. Nesse caso, estruturas vegetativas (raiz, caule e folha) são capazes de gerar uma nova planta. A mandioca e a cana-de-açúcar, por exemplo, podem ser propagadas dessa forma.
  • Espero ter ajudado! Bons estudos :)

Perguntas interessantes