O presente desafio tem como propósito fazê-lo refletir sobre quais atitudes éticas devem ser tomadas para a elaboração de uma boa pesquisa científica. Imagine que você está fazendo uma pesquisa voltada para o campo da Pedagogia, onde fará um levantamento hipotético de dados de alunos de uma escola de educação básica que estão com dificuldade de consolidação das habilidades e competências básicas nas áreas de Matemática e Português, por exemplo. Você deverá elaborar uma simulação de entrevista com estes alunos, averiguando seus nomes, locais de moradia, renda familiar, possíveis problemas no seio familiar e, logicamente, pontuar quais habilidades e competências os alunos não estão conseguindo atingir, apontando alternativas para a superação de tais problemas. Como conclusão do trabalho, você deverá redigir um texto dissertativo, com a intenção de publicar sua pesquisa à luz dos dados coletados. Para tanto, siga os seguintes passos para a elaboração de seu texto: 1. Faça uma contagem numérica do total de alunos da escola em uma determinada série. 2. Faça uma contagem de alunos que apresentam problemas de aprendizagem. 3. Elabore um pequeno questionário para estes alunos com problemas de aprendizagem, levando em consideração que você não poderá publicar os nomes dos referidos alunos, assim como também de suas respectivas situações familiares. 4. Destaque em quais habilidades e competências estes alunos estão com dificuldades, tanto para a área de Português quanto para a área de Matemática. 5. Apresente um cruzamento de dados e as possibilidades de ações que objetivem superar tais problemas. 6. Conclua seu texto dissertativo, lembrando-se de dar-lhe um título.
Soluções para a tarefa
No caso podemos afirmar que os problemas de aprendizagens são muito comuns dentro de sala de aula.
Isso porque a criança pode possuir determinados problemas que causam dificuldades de aprendizagem ou simplesmente pelo fato de a criança ter um ritmo diferente de aprendizado.
Importante notar que deve se ter uma atenção especial para essas crianças tendo em vista que elas necessitam de abordagens diferentes.
Tais abordagens possibilitam que as crianças aprendam de forma comum a todos, promovendo a inclusão.
espero ter ajudado!
Resposta:
A defasagem escolar de alunos do 6º ano da Educação Básica nas áreas de Português e Matemática da escola E.M.P.M.C. e sua relação com o contexto social em que estão inseridos Existe atualmente no Brasil uma grande defasagem escolar por parte de muitos alunos da Educação Básica em diversas áreas do saber, principalmente nas áreas da Linguagem (Português) e das Ciências Exatas (Matemática). Isso ocorre devido a diversos fatores, e o objetivo aqui é averiguar quais são as causas desse problema, bem como apontar possíveis estratégias que busquem superar esta situação de dificuldade de escolarização. Por questões de orientação ética e também metodológicas, vamos suprimir de nosso texto o nome da escola que serviu como objeto de estudo deste artigo, bem como os nomes dos alunos. O universo analisado voltou-se para as turmas de 6º Ano da escola E.M.P.M.C., averiguando-se que o número total de alunos nesta respectiva seriação é de 100 alunos. Como a escola localiza-se em zonas consideradas áreas de risco, devido à problemas sociais tais como o tráfico de drogas, a extrema carestia da população e também os altos índices de violência urbana em que aquela comunidade escolar se encontra, destacamos de prontidão que estes representam, de alguma forma, elementos que dificultam o aprendizado dos alunos. Para isso, constatou-se o alarmante número de 75 alunos (daquele total de 100) que apresentam alguma dificuldade ou defasagens mais graves no cumprimento de certas habilidades e competências das áreas de Português e Matemática.
Apresentamos a seguir algumas perguntas de um questionário elaborado para esta porcentagem de 75% dos alunos com algum grau de dificuldade de aprendizagem, cuja intenção final é cruzar tais informações com os problemas sociais vividos pela escola. Observe:
ALUNO 01
1) Qual seu nome? E.F.B.E.R.
2) Qual sua idade? 12 anos.
3) Sabe informar a renda familiar de sua casa? Em torno de 02 salários mínimos.
4) Quantas pessoas vivem em sua casa? Ao todo 05 pessoas.
5) Todos sabem ler e escrever? Meus pais não sabem, mas meus outros dois irmãos mais novos estão na escola.
6) Qual principal motivo que o faz vir à escola? Para me alimentar na hora da merenda.
7) Você gosta da sua escola? Gosto, pois me ajuda a não ficar na rua vendo coisas ruins acontecerem.
8) Você gosta de estudar? Não muito, pois sei que não consigo aprender muitas coisas que as professoras ensinam.
9) Quais são seus objetivos na vida? Nunca pensei, acho que quero ser policial.
10) Responda:
a) Consegue fazer boa interpretação de textos? Não sei ler e escrever direito, mas tento me esforçar. Não consigo entender aquilo que leio.
b) Consegue fazer cálculos básicos de Matemática? Não, pois não sei a tabuada e acho Matemática chato.
ALUNO 02
1) Qual seu nome? A.M.S.
2) Qual sua idade? 15 anos.
3) Sabe informar a renda familiar de sua casa? Não sei, mas somos pobres.
4) Quantas pessoas vivem em sua casa? Minha mãe e meus 06 irmãos.
5) Todos sabem ler e escrever? Minha mãe sabe, meus dois irmãos mais velhos pararam de estudar na 4ª série, acho que eles não sabem. Eu e os outros irmãos estamos na escola, mas nossas notas não são boas. Temos dificuldades para leitura e escrita.
6) Qual principal motivo que o faz vir à escola? Para me divertir, encontrar com os amigos e merendar.
7) Você gosta da sua escola? Não gosto, pois acho as coisas aqui chatas.
8) Você gosta de estudar? Não, fico com preguiça.
9) Quais são seus objetivos na vida? Quero trabalhar de peão, não quero estudar não.
10) Responda:
a) Consegue fazer boa interpretação de textos? Não, porque não gosto de ler.
b) Consegue fazer cálculos básicos de Matemática? Não, não sou bom em Matemática, não preciso dela pra fazer o que eu quero.