Como o proletariado se configurou como uma classe social a partir da segunda revolução industrial?
Soluções para a tarefa
A Inglaterra, de fins do século XVIII a meados do século XIX, viveu um período conturbado. Foi o período do crescimento das cidades e da população urbana, construção de inúmeras ferrovias, aparecimento de fábricas e das classes sociais da época capitalista: a burguesia, detentora dos meios de produção, e o proletariado, cuja força de trabalho era explorada. Eram os anos da Revolução Industrial.
A base da mentalidade dos burgueses de tal época era a exploração máxima da classe trabalhadora – o proletariado – de maneira que pudessem garantir o lucro e manter a massa operária dependente. E esta, na maioria, era oriunda dos cercamentos dos campos realizados na Inglaterra e que forçaram a população rural a trabalhar em meios alternativos no próprio campo ou a migrar para as cidades em busca de empregos – principalmente nas minas de carvão ou nas primeiras fábricas, sobretudo as têxteis, de alimentos, bebidas, cerâmica e outros demais produtos que visavam o nascente mercado consumidor urbano.
Burguesia e proletários formavam a sociedade na época da revolução industrial, segundo Karl Marx nessa época havia a luta de classes, pois, os proletários eram explorados e burgueses eram exploratórios.
Os proletários: eram os explorados, detinham um salário mas péssimas condições de trabalho, com jornadas de trabalho de mais de 16 horas.
Eles trabalhavam em minas de carvão, nas fábricas e tentavam de alguma forma ter seu dinheiro para sobreviver.
No entanto, não tinham muitos direitos e nem uma jornada de trabalho humana.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/15714031