Pedagogia, perguntado por carlaht07, 3 meses atrás

Como o professor deve trabalhar a inclusão na sala de aula?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariamaduzinha123456
1

Resposta:

Estabeleça critérios de inclusão

Estudantes com necessidades especiais sentem-se mais seguros e acolhidos quando o professor estabelece regras claras de comportamento e boa convivência em sala de aula.

Para isso, é essencial deixar claro que as pessoas não podem ser humilhadas e brincadeiras de mau gosto não devem ser feitas em nenhuma aula. Explique e mostre como o respeito é o primeiro passo para a harmonia e que as atitudes ofensivas não serão toleradas.

Desenvolva trabalhos coletivos

Uma das melhores maneiras de trabalhar a inclusão em sala de aula é desenvolvendo atividades que integrem todos os estudantes. O trabalho coletivo e diversificado proporciona o aprendizado e a vivência entre os grupos de estudantes.

Essas atividades desenvolvem a cooperação, o sentido de produzir em grupo, o reconhecimento dos talentos, da diversidade e a valorização do trabalho de cada indivíduo. Dessa forma, os estudantes aprendem a colaborar uns com os outros e sentem-se parte do coletivo, entrelaçando seus saberes, suas experiências e suas habilidades.

Determine estratégias de cooperação

Outro ponto importante é mostrar a relevância da cooperação em detrimento da competição em sala de aula. Uma boa estratégia é colocar um estudante com mais facilidade para estudar com outro com mais dificuldade e incentivar a aprendizagem cooperativa entre eles.

Esse método é interessante para os dois lados. Além de ajudar na inclusão, permite que o estudante mediador domine mais profundamente os conteúdos e desenvolva habilidades de resolução de conflitos, liderança e empatia.

Realize as adaptações necessárias

É preciso observar e acompanhar o desenvolvimento individual, a fim de permitir a independência dos estudantes na sala de aula. Para isso, pode ser necessário definir novas estratégias que gerem a inclusão — como adaptações curriculares e novos métodos de avaliação.

Essas mudanças devem priorizar um aprendizado lúdico e didático. Quando os estudantes acompanham o ritmo da turma, poucas adaptações são necessárias. As avaliações devem ocorrer de acordo com os próprios avanços dos estudantes e sem critérios comparativos.

Explicação:

Algumas maneiras da onde você pode tirar a base de como trabalhar com a inclusão em sala de aula.

Tente sempre inovar usar a tecnologia a seu favor nesse assunto é bom também, converse com alguns familiares de seus alunos.

Perguntas interessantes