História, perguntado por paulinhagpaiva, 1 ano atrás

Como o ocidente afeta as ações terroristas?

Soluções para a tarefa

Respondido por milleny2014pcovrm
1
Os ataques ao Charlie Hebdo no último dia 7 reacenderam um alerta em todo o mundo: o da ameaça global do terrorismo. Desde 2001, após o mais conhecido ataque já realizado num país ocidental, responsável por derrubar as torres norte e sul do World Trade Center em Nova York, os Estados Unidos e organizações de todo o mundo iniciaram uma cruzada contra a ameaça de sofrer um ataque mortífero por forças rebeldes – nem sempre satisfatórias.

Ações cada vez mais restritivas à liberdade e à privacidade vem sendo tomadas por governos usando o terrorismo como justificativa. Espionagens, grampos telefônicos e monitoramento online tornaram-se cada vez mais frequentes na maioria dos países desenvolvidos. Por outro lado, nos países em desenvolvimento – justamente os mais afetados por ataques do tipo – os esforços inegavelmente tem sido menos intensos – e isso sem citar governos que estariam colaborando com forças rebeldes e praticando abusos.

Pensando no impacto do terrorismo pelo mundo, o australiano Institute for Economics & Peace, vem desde 2012 publicando o Índice Global de Terrorismo, um estudo detalhado que revela números e fatos inéditos sobre a atuação de organizações terroristas ao redor do globo.

A última edição da pesquisa, lançada no final do ano passado, traz alguns fatos que não podem ser ignorados à luz do entendimento de como o terrorismo afeta o mundo. O documento é resultado da pesquisa de 14 anos de dados compilados e mostra um perfil diferente dos ataques realizados para cada região do planeta.

Perguntas interessantes