Como o mundo digital pode afetar o nosso bem estar? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
O mundo digital afeta a mente de tal forma que não nos damos conta disso.
Diariamente somos bombardeados por um excesso de informações. Atualmente, a sociedade humana tem experimentado um novo paradigma da tecnologia digital, em que está conectada de forma permanente.
Acordamos e, muitas vezes, antes mesmo de tomar o café, acessamos a internet para interagirmos com nossos aplicativos, redes sociais etc. As ferramentas de busca como o Google hoje são essenciais em nosso dia a dia.
Mas, a tecnologia é ruim? O mundo digital afeta a mente? Como ela pode interferir em nosso bem-estar? Sabemos que informação e tecnologia sempre andaram de mãos dadas. Desde a invenção da impressão, do rádio, da televisão e da internet, a tecnologia e informação já não apenas fazem parte da nossa vida como também a transforma.
O lado bom da tecnologia
O mundo digital trouxe muitas vantagens para a nova sociedade conectada. Uma rede gigantesca onde se misturam o real e o virtual. Todos os dias, bilhões de terabytes crescem em expansão pelos seus navegadores.
COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO
O seu acesso, com o passar do tempo, torna-se cada vez mais fácil e popular, levando bilhões de pessoas a serem influenciadas pelo seu poder de atração. O fenômeno dessa globalização digital afeta a mente das pessoas criando uma nova forma de interação social e cultural.
Temos que entender que o uso de tecnologia é algo inerente à nossa espécie. Desde os primórdios inventamos ferramentas que são uma extensão de nós mesmos. A roda amplia nossa capacidade de locomoção.
O fogo possibilita ampliar nossa visão, capacidade de aquecimento e produção de energia. E o mundo digital pode ser considerado uma extensão de nossa mente e intelecto.
Ele é um ótimo apoio inclusive para o trabalho intelectual. Graças a poderosos computadores com grande capacidade de processamento de dados, podemos fazer análises automáticas que levariam meses, e até mesmo anos em algumas horas. Isso nos libera do trabalho repetitivo para o trabalho fino, que é criar.
Usada de forma correta, a tecnologia é uma grande aliada em nossa vida cotidiana. Podemos agendar lembretes, automatizar tarefas repetitivas, aprender e nos instruir. A internet é um grande portal de aprendizado, com muitos cursos e produção intensa de informações.
Resumidamente, o mundo digital possibilita ampliar a nossa capacidade intelectual, nossa capacidade de trabalho, nossas interações, aprendizado etc. É fantástico, não é mesmo?
Como o mundo digital afeta a mente?
Hoje, poucas são as pessoas que não fazem uso de qualquer tipo de tecnologia, principalmente no que se refere às redes sociais e de comunicação.
Um dos problemas está no fato de que a grande maioria optou por fazer uso exclusivo dessa forma de interação social. É possível perceber indivíduos permanentemente conectados com o mundo digital e desconectados com o mundo físico.
Essa desconexão com o mundo físico pode causar alguns sintomas de alienação, segregação e transtornos diversos, que antes não existiam.
A questão é que o problema não é a tecnologia em si, mas o mau uso dela. Não é possível ignorar a nova realidade digital. O que os psicólogos chamam a atenção é sobre a reflexão séria que devemos fazer em torno disso.
Problemas com a tecnologia
Para alguns estudiosos do ramo da neurologia, o excesso de aparelhos e informações pode prejudicar o raciocínio humano. O digital afeta a mente no sentido de que a tecnologia em excesso pode causar problemas nas relações sociais.
Por exemplo, crianças que passam mais de quatro horas à frente de um celular ou TV, correrão mais riscos do que outras, e que poderão adquirir no futuro, problemas como depressão, ansiedade e baixa autoestima.
Existe um aumento gradativo de transtornos mentais associados ao uso da tecnologia digital. Alguns destes transtornos são:
Nomophobia: ansiedade por não estar conectado a um dispositivo móvel.
Depressão de Facebook: causada tanto pelas interações ou falta delas na rede social.
Transtorno de Dependência da Internet: compulsão pelo uso excessivo e irracional da rede.
Efeito Google: compulsão em buscar qualquer ou toda informação no sistema de busca, causando no menor retenção de informação e produção mental.
Redução da atenção: problemas físicos como obesidade, perda de identidade, baixa autoestima, falta de empatia, estresse e depressão.
O problema não é da tecnologia, mas a forma como a utilizamos. Entre as dicas para estabelecer limites estão: optar por leituras, reviver memórias, exercitar o cérebro, aprender artes, idiomas, estudar, conversar mais, fazer exercícios físicos, dormir bem e alimentar-se.
Se você sente que está realmente viciado (a) no mundo digital e que está difícil melhorar esse hábito, buscar a ajuda de um psicólogo será uma excelente estratégia. Na psicoterapia, esse profissional irá ajudá-lo (a) a readequar os seus gatilhos mentais e comportamentais.
Explicação:
Resposta:
Para algumas pessoas, os "likes" e a interação no mundo virtual dispara a sensação de prazer no cérebro. Isso pode causar uma dependência e fazer com que a vida social "real" fique em segundo plano. Esse isolamento pode ser o caminho para uma depressão, principalmente em pessoas que têm propensão à doença.
Explicação:
espero ter ajudado :)