Contabilidade, perguntado por rayaneSamantha841, 1 ano atrás

Como o multiplicador bancário interfere no crescimento econômico e na inflação, e como o governo, através do Banco Central pode

regular o mercado?



Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

a) O papel do multiplicador bancário.

b) Efeitos da criação de moeda sobre o crescimento.

c) A taxa de compulsório para controle da inflação.

Soluções para a tarefa

Respondido por avneraires
26
Boa tarde, 

O multiplicador bancário ou multiplicador monetário é criado a partir da circulação de empréstimos entre clientes e bancos. Os bancos recebem depósitos e usar esses valores para conceder créditos aos clientes, causando um aumento da circulação de moeda no país.

Entretanto, quando a concessão de empréstimos fica muito numerosa e quantidade de moeda em circulação fica muito grande, ocorre um aumento da inflação, já que a oferta de moeda é muito alta, causando uma desvalorização da mesma. Nesses momentos o Banco Central pode intervir diminuindo a quantidade de moeda no mercado. 

Para diminuir o multiplicador monetário o Banco Central pode aumentar a taxa de juros, diminuindo a procura das pessoas por créditos ou instituir uma taxa de compulsório, essa taxa determina a parcela dos depósitos que os bancos não podem emprestar, diminuindo a oferta de moeda e afetando o multiplicador bancário.
Respondido por lelamendes19
3
Avneraires Ambicioso, obrigada!!

Perguntas interessantes