Sociologia, perguntado por saraban, 10 meses atrás

Como o movimento eugenista via a questao da miscigenação das raças na realidade brasileira?

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
1

O exercício é sobre eugenia

Eugenia é uma corrente científico filosófica que acredita na supremacia da raça pura, ou seja, da raça branca. Nela se baseou o nazismo e tantas mais correntes que acham que a raça branca é superior a todas as outras raças e não deve se misturar com elas.

Dentro da realidade brasileira o movimento eugenista se escandaliza por sermos uma raça mestiça, onde não se sabe quem é verdadeiramente branco, preto ou indígena.

Quando da imigração de trabalhadores para o Brasil o movimento Eugenista ganhou a parada e fez com que só  se aceitasse imigrantes brancos, era uma tentativa de clareamento do Brasil.

mas é preciso que se diga que muitos médicos, jornalistas, engenheiros , considerados a elite cultural no Brasil aceitava a eugenia como se ela pudesse resolver nossas mazelas. Oficialmente, em 1914, a eugenia entrou no Brasil pela faculdade de medicina no Rio de Janeiro. É bom que se coloque que os asiáticos também eram banidos e considerados raça inferior.

Considerava-se, no início do século XX, que as epidemias causadas ao povo brasileiro eram culpa do negro.

Assim para a elite a questão eugenista era uma questão sanitária.

Mas nada se compara ao  médico e sanitarista Renato Kehl , considerado o pai da eugenia no Brasil, entre outras ideias "brilhantes" ele considerava "segregação de deficientes, esterilização dos ‘anormais e criminosos’, regulamentação do casamento com exame pré-nupcial obrigatório, educação eugênica obrigatória nas escolas, testes mentais em crianças de 8 a 14 anos, regulamentação de ‘filhos ilegítimos’ e exames que assegurassem o divórcio, caso comprovado ‘defeitos hereditários’ em uma família”.

Saiba mais sobre eugenia:

https://brainly.com.br/tarefa/2549355

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas interessantes