História, perguntado por millenacso, 1 ano atrás

Como o impasse politico da posse de João Goulart foi resolvido?
Essa solição foi de forma definitiva?

Soluções para a tarefa

Respondido por bokomoko
2
Nas eleições de 1960 não se votava na chapa presidente+vice-presidente. Se votava num presidente e no vice-presidente separadamente.. Obviamente isso não dava muito certo pois os candidatos eram de coligações políticas diferentes. Então naquele sistema era possível eleger um presidente com uma proposta e o vice-presidente completamente diferente. Foi o que aconteceu. Jânio Quadro ganhou a eleição para Presidente contra Lott, porém o povo votou no vice-presidente de Lott. Aí a coisa ficou super estranha. Seria como se hoje você tivesse votado no Aécio para presidente e no ForaTemer para vicepresidente. 

Bom, Jânio Quadros havia sido prefeito de São Paulo com uma suposta marca de eficiência administrativa. Mais ou menos com o Dória hoje em dia. Jânio Quadros era excêntrico, supostamente combatia a corrupção. Mas era um louco. Assim que assumiu a presidência um dos primeiros atos foi proibir biquinis. O país com tanta coisa importante para ser resolvida e o presidente se preocupando com as roupas que as mulheres usavam na praia. O governo do Jânio Quadros não ia bem e de repente, ele renunciou. Até hoje é um mistério. Porque JQ renunciou ? 

Na renúncia do presidente, quem assume é o vice. Só que João Goulart era visto com muita desconfiança pelos setores mais conservadores (direita). O cunhado dele, Leonel Brizola, era muito esquerdista. Cuba estava se inclinando definitivamente para a esquerda e ameaçava espalhar a revolução esquerdista por toda américa latina. A guerra fria estava esquentando (?) e o medo do comunismo era explorado pela direita. Ter João Goulart como presidente era inaceitável.

Aí inventaram de mudar o sistema de presidencialista para parlamentarista. Dessa forma o presidente perderia muito poder e o primeiro ministro é quem mandaria de fato no país. Os congressistas estabeleceram o parlamentarismo e foi instalado Tancredo Neves como primeiro ministro em setembro de 1961. Não durou nem um ano, outra crise em julho de 1962, outro primeiro ministro nomeado, durou apenas 2 meses, um terceiro primeiro ministro foi nomeado e todo mundo já sabia que esse negócio de parlamentarismo não tava dando muito certo. Fizeram um plebiscito consultando a população : Presidencialismo ou Parlamentarismo? Deu presidencialismo e João Goulart (que permaneceu com presidente mas sem poder esse tempo todo) assumiu pra valer em janeiro de 1963. 

A solução não foi definitiva e culminou com o golpe de estado em abril de 1964.

Esse episódio tem algumas semelhanças assombrosas com a situação política do Brasil hoje em dia.

A crise causada pelo golpe em Dilma e ascensão do vice ForaTemer trouxe de volta a questão do presidencialismo versus parlamentarismo, como o PSDB quer.

Outra semelhança é que o prefeito de São Paulo, João Dória, também tem o mesmo estilo populista e vazio de resultados que Jânio Quadros tinha.

Outra semelhança é que uma parte mais conservadora da classe média clama pela "intervenção constitucional" das forças armadas (uma mentira).

Outra semelhança é que um forte candidato de esquerda assombra os setores mais conservadores da política nacional.

Em suma, quem não conhece a história, está condenado a repetí-la.


Perguntas interessantes