Física, perguntado por latyfacinderela, 1 ano atrás

Como o governo nacional garante a presença de iodo na alimentação dos brasileiros

Soluções para a tarefa

Respondido por carolpinelli
65
O governo fez uma lei que toda destruidora de sal deve conter em sua fórmula iodo, conhecido como sal iodado, já que pessoas com carência de tal sal mineral desenvolvem um quadro de bócio endêmico.

latyfacinderela: vc mi manda uma solisitação de amizade
Respondido por franprojetista
13
Compreenda o seguinte, o iodo é um elemento indispensável ao funcionamento do organismo de mamíferos. Tendo em vista que esse mineral participa na formação de dois hormônios da glândula tireóide (tiroxina e triiodotiroxina). Todos esses hormônios tornam se totalmente necessários ao desenvolvimento do organismo, eles agem sobre a maioria dos órgãos e das principais funções: 1- o sistema nervoso e cardiovascular, 2- a termo-gênese (permitindo a conservação da nossa temperatura estável), na formação e contenção músculos esqueléticos, as funções renais e respiratórias.

Existem estudos que indicam que a falta de iodo em crianças, provinientes da má alimentação da mãe na fase da gestação, leva a danos cerebrais ao então bebê. Existe ainda efeitos da deficiência de iodo que é o desenvolvimento do bócio, ou seja, o aumento da glândula da tireóide (hipotireoidismo), que se caracteriza por fraqueza muscular, redução na taxa metabólica basal, redução do crescimento, alterações de pele e pêlos.
Visando prevenir as doenças decorrentes da deficiência de iodo, tornou-se obrigatória a adição de iodo no sal de cozinha.Segundo os estudiosos e medicina contemporânea a recomendação diária de iodo é de 150 microgramas para pessoas com mais de 14 anos, 220 microgramas para as gestantes, sendo que a quantidade ideal de iodo para lactantes é de 290 microgramas diariamente.
Podemos encontrar o iodo na sua forma natural principalmente em crustáceos, no leite e nos frutos do mar.
Lembrando que o consumo do sal" de cozinha retém demasiadamente liquido e pode e é dos maiores causadores de hipertensão arterial.
Perguntas interessantes