História, perguntado por karolynenunes87, 11 meses atrás

) Como o governo Getúlio Vargas, na fase do Estado Novo, lidou com a cultura nacional?
2) O que foi o nacional desenvolvimentismo de Getúlio Vargas?
AJUDAAAAA PF​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

1 - O Estado Novo (1937 a 1945) foi o período em que Getúlio Vargas foi ditador do Brasil, tendo usado a cultura, como todos os demais aspectos da vida social brasileira, como uma forma de fundamentar o seu poder político.

Nesta época havia forte censura e perseguição política (muitas vezes violenta, com o uso da polícia secreta) a qualquer pessoa que fosse crítica ou vista como um "obstáculo" para o ideal político de Getúlio. As músicas, por exemplo, só poderiam tocar nas rádios ou apresentações públicas se fossem "patrióticas", ou seja, se defendessem o governo.

2 - O nacional-desenvolvimentismo foi um modelo econômico que mesclava as bases capitalistas, com a propriedade privada dos meios de produção e sociedade de classes, com alguns elementos de intervencionismo estatal na economia. Foi caracterizado por uma tentativa de conciliar as classes, com a expansão dos direitos do proletariado.

Foi neste período que se desenvolveu grande parte da indústria de base do Brasil, sendo a fundação da Vale do Rio Doce, da Companhia Siderúrgica Nacional e da Petrobrás fundamentais para que a industrialização tenha tomado no Brasil os rumos que tomou.

Mais sobre o período em:

https://brainly.com.br/tarefa/6872454

Anexos:
Perguntas interessantes