Filosofia, perguntado por patypimpaoo, 10 meses atrás

Como o filósofo Gilles Lipovetski descreve o fenômeno do
consumo?

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahmanoela030
0

Resposta:

Ao explorar o assunto, Lipovetsky abre ramificações para explorar temas como:

- o aumento da liberdade;

- a decadência das tradições que guiavam nossas vidas;

- o pensamento individualista;

- o desencantamento do ser humano por ideologias políticas;

- o culto ao prazer e à felicidade imediatos.

Tudo isso é abordado em sua obra sem deixar de lado aspectos emocionais intrínsecos à condição humana, que surgem das características que Lipovetsky atribui à hipermodernidade, seu grande conceito sobre a contemporaneidade.

O termo “pós-modernidade” sugere uma ruptura com a modernidade. Porém, para Lipovetsky, o que nasce agora é uma sociedade mais moderna do que a própria modernidade.

A sociedade hipermoderna, em termos gerais, seria caracterizada por três elementos:

- o aprofundamento da economia de mercado;

- a revolução tecnológica que invade o cotidiano;

- uma autonomia individual sem precedentes.

Esse processo de intensificação dos pilares modernos deu origem ao que Lipovetsky chama de hipermodernidade.

Um indivíduo individualista seria alguém que só pensa em si mesmo e não se preocupa com os outros, portanto é um sinônimo de egoísmo. Esta que acabei de resumir é a abordagem moral. Contra essa leitura, eu propus, há vários anos, uma abordagem diferente.

A noção de individualismo é primeiramente uma noção que eu diria de tipo antropo-histórico. Nessa perspectiva, o individualismo não é equivalente ao egoísmo. O individualismo responde à nova configuração de valores modernos que coloca a soberania do indivíduo em relação a si mesmo e em relação às leis.

O indivíduo significa, então, o princípio segundo o qual cada um é reconhecido como livre e semelhante aos outros. Sendo livre e semelhante aos outros, ele também é o legislador de sua própria vida, ele deve organizar sua vida, conduzir sua vida livremente, e também deve poder organizar a vida em sociedade, ou seja, dotar-se de leis por meio do voto, do sufrágio universal. Portanto, nessa perspectiva, individualismo não significa egoísmo, significa liberdade.

Perguntas interessantes