Biologia, perguntado por gabghxt1, 6 meses atrás

como o etanol funciona no sistema nervoso periférico?
preciso urgente:(​

Soluções para a tarefa

Respondido por Gluss
1

Resposta:

O etanol é uma substância depressora do SNC e afeta diversos neurotransmissores no cerébro, entre eles, o ácido gama-aminobutírico (GABA) e o glutamato. O ácido Gama-amino-butírico é o principal neurotransmissor inibitório do SNC.

Explicação:

Em pequenas quantidades, o álcool promove desinibição, mas com o aumento desta concentração, o indivíduo passa a apresentar uma diminuição da resposta aos estímulos, fala pastosa, dificuldade à deambulação, entre outros.

O álcool atua como um depressor de muitas ações no Sistema Nervoso Central (SNC) e seus efeitos sobre este são dose-dependentes (veja quadro 1).

Em pequenas quantidades, o álcool promove desinibição, mas com o aumento desta concentração, o indivíduo passa a apresentar uma diminuição da resposta aos estímulos, fala pastosa, dificuldade à deambulação, entre outros. Em concentrações muito altas, ou seja, maiores do que 0.35 gramas/100 mililitros de álcool, o indivíduo pode ficar comatoso ou até mesmo morrer. A Associação Médica Americana considera como uma concentração alcoólica capaz de trazer prejuízos ao indivíduo 0.04 gramas de álcool/100 mililitros de sangue. 1


gabghxt1: sim sim, eu achei sobre o SNC, mas não do SNP
gabghxt1: uepa agora que me toquei
gabghxt1: perdão
Gluss: sem problemas.
Respondido por natali83695S
2
O etanol é uma substância depressora do SNC e afeta diversos neurotransmissores no cerébro, entre eles, o ácido gama-aminobutírico (GABA) e o glutamato. O ácido Gama-amino-butírico é o principal neurotransmissor inibitório do SNC
Perguntas interessantes