Como o ego, pode influenciar o nosso sucesso?
Soluções para a tarefa
Quando Cus D'Amato se tornou o guardião do jovem adolescente Mike Tyson, ele sabia que tinha uma amostra nas suas mãos.
Mike mostrou os primeiros talentos muito jovem como a maioria dos alunos faz em qualquer campo.
Aos 12 anos, ele era mais forte que a maioria dos homens e seu poder de socar já era evidente. Enquanto treinava, ele jogou um tiro de pastoreio e acidentalmente quebrou o nariz de um homem adulto.
Cus, um lendário treinador, com um olho para o talento de boxe, sabia que Mike iria preencher o corpo de um gladiador. Ele sabia que Mike poderia se tornar um campeão.
Mas Cus sabia que ele tinha um desafio muito maior:
Mike.
Mike estava falido quando Cus o adotou. Ele era filho de uma prostituta e seu pai ausente tinha sido um proxeneta violento.
Enquanto você estava brincando num lar amoroso, Mike era um bebê vagando pelos corredores de um bordel em ruínas num bairro infestado de crimes.
Ele estava usando drogas aos 10 anos de idade. Ele tinha visto pessoas serem assassinadas na sua frente aos 11 anos de idade. Ele cometeu crimes violentos aos 12 anos de idade.
Mike Tyson, vivendo na crosta da sociedade, cercado por criminosos, pobreza e crime, viu horrores que arruinariam qualquer um de nós - permanentemente.
Este era o menino que um Cus idoso precisava moldar rapidamente em um campeão. Não foi uma tarefa fácil.
Mike trouxe consigo muitos dos demônios que assombravam a fossa onde ele nasceu. Ele estava cheio de problemas comportamentais e emocionais que trariam grandes dificuldades e sofrimento para si e para os que o rodeavam.
No boxe, nenhum talento pode lhe trazer um cinturão de campeão. O treinamento é tão cansativo quanto violento. E Mike não era o único boxeador assustador lá fora. Os esportes de combate atraem os maiores e mais malvados caras de todo o mundo, caras que podem lutar, caras de origens semelhantes que também precisam de uma “saída”.
Lutar é o seu ingresso. E Mike precisaria dar um soco no bilhete se ele esperasse ter esse cinturão.
Cus era o caminho de Mike.
Então, como Cus transformou a mente distorcida de Mike em num campeão, num vencedor?
A filosofia de Cus centralizou-se em torno da destruição do ego. Cus ensinou Mike que nada existe, exceto pela luta à sua frente. Seus pensamentos não existem, suas dúvidas não existem, você não existe.
Ele ensinou Mike a canalizar sua natureza violenta, a se tornar o martelo do prego, a permitir que apenas impulsos produtivos existissem fora de si para promover seu objetivo.
Fraqueza só existe se a pessoa está lá para lhes sucumbir.
Mike não existia. A tarefa existia.
Cus reforçou essa mentalidade repetidamente nos treinamentos, encorajando Mike a ultrapassar os demônios que o assombravam, a concentrar o foco no foco.
A abordagem de Cus funcionou.
Aos 20 anos, Mike se tornou o mais jovem campeão dos pesos pesados da história. Este foi o soco KO que colocou um cinto em volta da cintura:
E marcou o início de um longo reinado de campeonato.
Todos os anos de formação e sucesso de Mike ocorreram enquanto Cus estava em sua vida. Sua queda aconteceria logo depois que Cus, sua única figura paterna, falecesse e os demônios de Mike voltassem para assumir o controle.
Resumo:
Dúvida, preguiça, aborrecimento, qualquer pensamento alimentado pelo ego pode se tornar um inimigo do sucesso. Paradoxalmente, não pensar em você pode se tornar a melhor coisa para você.
Abandone seu ego e torne-se um servo da coisa, da tarefa, do objetivo.
E se você precisar - deixe de existir.
Créditos ao autor original: Sean Kernan.