como o corpo era visto e tratado na idade media?
nandawapoutlook:
como o corpo era visto e tratado na grecia antiga?
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SCHMITT
(1995) afirma que, no século VI, vários autores mencionam o uso do corpo
a propósito dos vícios – a gula em Pomerius, a fornicação
(relacionamento sexual ilícito) em Cassiano e o orgulho em Gregório. Já
na baixa Idade Média, surge uma nova visão de corpo, que não é mais
apenas a “prisão da alma”: quando bem governado, o corpo pode se
tornar meio e lugar de salvação do homem.
De acordo
com MATOS E GENTILE (2004), na Idade Média, o corpo foi considerado
perigoso, em especial o feminino, visto como um "lugar de
tentações". Alguns teólogos chegaram a dizer que as mulheres
tinham mais conivência com o demônio porque Eva havia nascido de uma
costela torta de Adão, portanto nenhuma mulher poderia ser reta.
Segundo
RODRIGUES (1999), a abertura do corpo humano e a dissecação de
cadáveres, para a mentalidade medieval, era uma ação inconcebível, um
gesto do mais supremo sacrilégio e por este motivo, conforme nos mostra
PEREIRA (1988), a anatomia passa por um período de estagnação –
representando um período negativo para a Educação Física – tendo
seus estudos retomados com a chegada do Renascimento. O corpo jamais
poderia ser considerado como objeto; para os medievais, a putrefação era
continuidade da vida, era húmus. Existiam valas coletivas que ficavam
abertas até serem preenchidas por corpos e era comum tê-los em
putrefação em casa. Há imagens da época que retratam homens dançando
com cadáveres que se desfaziam.
RODRIGUES
(1999) diz ainda que, com freqüência, os reis da França, ao morrer,
tinham seus corpos esquartejados e seus fragmentos espalhados pelas
Igrejas importantes do território. Os medievais acreditavam que tais “relíquias
reais” propiciariam boas colheitas. Além disso, de acordo com BESEN
(2004), havia também o culto às “relíquias dos santos”, ocorrendo
até roubos de partes dos corpos. Não se concebia fundar uma cidade sem o
túmulo de um santo, havendo, deste modo, lutas violentas para garantir o
corpo, que traria proteção
Segundo BESEN (2004), a festa de Corpus Christi nasce na Idade Média com a finalidade de fazer a adoração pública da Hóstia, o “corpo de cristo”. Com o propósito de libertar o Santo Sepulcro de Cristo do domínio muçulmano, surgiram as Cruzadas – lutas em busca da posse de Jerusalém e da Terra Santa, onde estava a sepultura do filho de Deus.
Segundo BESEN (2004), a festa de Corpus Christi nasce na Idade Média com a finalidade de fazer a adoração pública da Hóstia, o “corpo de cristo”. Com o propósito de libertar o Santo Sepulcro de Cristo do domínio muçulmano, surgiram as Cruzadas – lutas em busca da posse de Jerusalém e da Terra Santa, onde estava a sepultura do filho de Deus.
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