como o consumo pode ser provocador da valência?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:A Revolução Industrial, o advento do Capitalismo como principal sistema econômico mundial e o surgimento do Marketing como um corpo de conhecimentos sólidos causaram profundas mudanças no modo de viver da sociedade que se conhece hoje, possibilitando o surgimento de novos fenômenos. Dentre esses fenômenos destacam-se, neste estudo, o Consumismo e o Endividamento. Conforme Bittencourt (2011) o consumo é uma atividade essencial da vida humana, inseparável de sua própria condição existencial. Já o consumismo apresenta-se como uma extrapolação do consumo, uma compulsão. O indivíduo, frente a desejos ilimitados, pode vir a se tornar uma vítima do Consumismo ao contrair obrigações que extrapolam sua renda, tornando impossível honrá-las.
Pesquisas apontam que nos últimos anos o número de pessoas que ficam endividadas vem aumentando no Brasil. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) através de sua Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), referente ao mês de Abril de 2019, o número percentual de famílias brasileiras endividadas aumentou 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Um dos motivos desses resultados é o consumo das famílias. Embora todos tenham a plena convicção de sua renda mensal, muitos se vêem tomados pela ingenuidade de ultrapassar seus limites financeiros, ficando à deriva em um mar raivoso que não perdoa pessoas que não sabem navegar pelo menos com um pouco de educação financeira. Decidir se consome ou economiza, escolher onde investir os recursos, optar ou não por fazer financiamentos, vai muito além do querer só consumir. Essas decisões necessitam de cautela e de uma boa dose de racionalidade (TURISMO; 2019).
Neste contexto levanta-se a seguinte questão problema: Qual a influência do consumismo para a propensão ao endividamento dos professores de uma IES pública federal? Para atender à problemática proposta, definimos nosso objetivo geral: Analisar a influência do consumismo para a propensão ao endividamento dos professores de uma IES pública federal.
O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da metodologia do estudo de caso. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionários, contendo perguntas fechadas, aos professores. A população da amostra contou com professores tanto efetivos, quanto substitutos.