História, perguntado por larissafernanda1999, 1 ano atrás

como o centro de vida social, o engenho era o simbolo do poderio dos senhores de terras e erguia-se como modelo da organização da colonia

Soluções para a tarefa

Respondido por Cardoso02
5
A política mercantilista no Brasil privilegiou o cultivo de gêneros agrícolas, pois era uma estratégia de colonizar as enormes áreas recém-descobertas. 

O engenho e o trabalho com a cana-de-açúcar era a principal fonte econômica da colônia. Para o cultivo da cana-de-açúcar os portugueses criaram um sistema baseado na grande propriedade voltada para a exportação e no trabalho escravo. 

Cardoso02: A sociedade açucareira era patriarcal, isto é, o senhor de engenho era a figura central do seu grupo familiar. Determinava as funções que cada grupo da casa-grande devia desempenhar. A maior parte dos poderes se concentrava nas mãos do senhor de engenho. Com autoridade absoluta, submetia todos ao seu poder: mulher, filhos, agregados e qualquer um que habitasse seus domínios. 
Cardoso02: A posse de escravos e de terras determinava o lugar ocupado na sociedade do açúcar. Os senhores de engenho detinham posição mais vantajosa. Possuíam, além de escravos e terras, o engenho.
Perguntas interessantes