como notícias falsas interferem no desenvolvimento sócio-econômico das população ou no bem-estar das pessoas
Soluções para a tarefa
Resposta:
espero ter ajudado
Explicação:
propagação de forma rápida e intensa das fake news[1] através das mais diversas redes sociais constituem um fenômeno dos dias atuais, que o Brasil e diversos outros países vem buscando criminalizar.
Até pouco tempo, as estratégias utilizadas no combate as notícias falsas ocorriam por meio de notas de esclarecimento, desmentidos, retratações e etc. Tais métodos sempre se mostraram pouco eficazes, dada a velocidade com as quais as fake News se espalham na rede mundial de computadores.
Na atualidade, a principal ferramenta de defesa do indivíduo/empresa/instituição etc., lesados pelas falsas notícias está sendo o Poder Judiciário, na busca pela reparação aos eventuais danos causados, sejam eles patrimoniais ou extrapatrimoniais bem como pela identificação dos responsáveis pelo dano.
As notícias falsas são pensadas e estruturadas para atingir alguns objetivos específicos: levar o leitor ao erro, fomentar boatos, deturpar uma informação verdadeira, atingir a honra de alvos públicos e a manipulação da massa visando alcançar determinados resultados.
Mensurar os danos causados à Instituições por essas notícias ainda é uma tarefa difícil[2], onde se faz necessária uma detida análise do caso específico. Contudo, inegável o fato de que essa prática começa a fragilizar muitos valores da nossa sociedade, inclusive chegando ao ponto de colocar o próprio cidadão contra a Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito.
É alarmante o poder destrutivo das fake News! É de conhecimento mundial o escândalo envolvendo o Facebook e a Cambridge Analytica[3], no último pleito eleitoral norte-americano, onde milhares de usuários da rede social de Zuckerberg tiverem seus dados vazados para produção de conteúdo previamente elaborado com base em suas preferências pessoais.
=)