Como nasceu a corrente filosófica Iluminista e arcadismo em portugal?
Soluções para a tarefa
O Arcadismo em Portugal nasceu por meio das reformas educacionais promovidas pelo Marquês de Pombal, eminente político português, e por meio da Arcádia Lusitana, uma associação literária que surge neste contexto reformista e que iria mudar o modo como a literatura era desenvolvida em Portugal.
Origem:
O Arcadismo surge como uma consequência da expansão do Iluminismo e seria a interpretação "literária" dos valores revolucionários iluministas, tendo surgido, de maneira relativamente independente, e de esforços distintos na Espanha, Portugal, Itália e França.
O Iluminismo:
O Iluminismo foi um movimento cultural que criticava o Antigo Regime e o modo como a sociedade europeia então se organizava, defendendo o abandono do modelo teocêntrico e a volta aos ideias e práticas greco-romanas. Defendiam, assim, o uso do modelo experimental, o combate ao dogmatismo e a liberdade política, valores que foram absorvidos pelos Árcades.
Poetas mais conhecidos;
Os poetas árcades mais conhecidos foram os portugueses Bocage e Tomás Gonzaga. No Brasil, se destacou Basílio da Gama. Todos estes autores tinham em comum a defesa da liberdade - em especial das colônias - e a forte lírica, sendo, em certo sentido, pré-românticos.
Arcadismo Brasileiro:
Sendo o Brasil, à época, uma colônia, a alta sociedade brasileira estudava nas universidades portuguesas, de modo que foram por lá inspirados e trouxeram as ideias árcades para o Brasil. De tão comprometidos com a mudança política nacional, havia dois Árcades entre os Inconfidentes Mineiros, sendo alguns dos principais poetas Árcades o já mencionado Basílio da Gama, o Frei José de Santa Rita e Cláudio Manuel da Costa.
Mais sobre as relações entre Arcadismo e Inconfidência em:
https://brainly.com.br/tarefa/7699702