Como medir as desigualdades sociais que existem entre os países no mundo e
no Brasil?
Soluções para a tarefa
Um estudo da ONG britânica Oxfam, “A Distância que nos une”, divulgado no Brasil nesta segunda-feira (25), mostrou que apenas seis brasileiros têm a mesma riqueza que os 100 mais pobres do país. O cálculo utiliza dados de patrimônio fornecidos pelo banco Credit Suisse e a lista da Forbes das maiores fortunas do mundo
Como medir a desigualdade de um país? Rafael Georges, coordenador de campanha da Oxfam, conta que os dados de renda usados no estudo vieram da PNAD (Pesquisa anual e contínua por Amostras de Domicílio) e da Receita Federal. Para calcular a distribuição de renda, a organização utilizou o chamado índice de Gini (veja quadro abaixo), um dos cinco indicadores diferentes criados por estatísticos para comparar os salários dentro de uma população.
Para o cálculo das fortunas, os dados da Receita Federal foram fundamentais. “É muito importante que Receita aprimore ainda mais os dados disponíveis, o que já está acontecendo. Quanto mais isso for melhorado, mais entenderemos o fenômeno da desigualdade no Brasil”, diz.
“Os indicadores de desigualdade comparam as diferenças relativas dentro de uma sociedade. Essas diferenças são menores na França, o que naturalmente faz com que os pobres franceses sejam mais ‘ricos’ do que os pobres brasileiros”, explica Coutrot. “Um dos índices usados é a comparação do salário médio dos 10% mais ricos aos 10% mais pobres.” Essa diferença, diz, é uma das medidas usadas pelos economistas para definir a desigualdade dentro de um país.
Uma comparação entre países, desta forma, só seria possível sabendo qual indicador foi usado em cada pesquisa. “ONGs utilizam metodologias conhecidas e transparentes. De toda maneira, é difícil medir a desigualdade. Às vezes elas são tão profundas que é complicado até mesmo imaginar que existam pessoas tão ricas”, declara Coutrot. Segundo ele, por isso os indicadores são importantes: pra trazer à tona informações que surpreendem as pessoas e muitas vezes costumam passar despercebidas do público em geral.
Resposta:graficamente a representaçao do indeci de gini e realizada a parti da chamada curvaz de lorenz. Que mostra a propoçao acumulada de renda e a propoçao acumulada da populaçao!!
Explicação:como vc pode ver na imagem o grafico de indice de gini revela portanto o grafico de desigualdade de renda de uma determinada localidade a parti da curva de lorenz. espero ter ajudado!!!