ENEM, perguntado por eduvinicius4423, 10 meses atrás

Como lhes disse, fui guia de cego, vendedor de doce etrabalhador alugado. Estou convencido de que nenhumdesses ofícios me daria os recursos intelectuais necessários para engendrar esta narrativa. Magra, de acordo,mas em momentos de otimismo suponho que há nelapedaços melhores que a literatura de Gondim. Sou, pois,superior a Mestre Caetano e a outros semelhantes. Considerando, porém, que os enfeites do meu espírito sereduzem a farrapos de conhecimento apanhados semescolha e mal cosidos, devo confessar que a superioridade que me envaidece é bem mesquinha.No trecho acima, de São Bernardo, de Graciliano Ramos,o narrador reflete sobre questões que dizem respeito diretamente à sua competência para desenvolver uma narrativa autobiográfica. Essa competência é explicitamenteposta em dúvida em outras passagens do romance, como,por exemplo, em:(A) As pessoas que me lerem terão, pois, a bondade detraduzir isto em linguagem literária, se quiserem.(B) Começo declarando que me chamo Paulo Honório,peso oitenta e nove quilos e completei cinqüentaanos pelo São Pedro.(C) João Nogueira queria o romance em língua deCamões, com períodos formados de trás paradiante. Calculem.(D) E eu vou ficar aqui, às escuras, até não sei quehoras, até que, morto de fadiga, encoste a cabeçana mesa e descanse uns minutos.(E) Reproduzo o que julgo interessante. Suprimi diversas passagens, modifiquei outras.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
2

No trecho de São Bernardo, de Graciliano Ramos, o narrador reflete sobre questões que dizem respeito diretamente à sua competência para desenvolver uma narrativa autobiográfica:

(A) As pessoas que me lerem terão, pois, a bondade de traduzir isto em linguagem literária, se quiserem.

No fragmento do texto, a passagem que melhor mostra a “incompetência” declarada pelo narrador para a escrita está quando Honório declara: a falta de recursos intelectuais necessários para engendrar a narrativa, a confissão de espírito sem recursos “enfeitados”  e seu conhecimento baseado em “farrapos [...] apanhados sem escolha e mal cosidos”

Bons estudos!

Perguntas interessantes