Sociologia, perguntado por bhrflizabal, 1 ano atrás

Como Karl Marx analisa as três partes envolvidas em uma greve?

Soluções para a tarefa

Respondido por venwus
2
A paralisação de atividades de uma empresa (greves), sempre se apresentou como uma das principais formas de reivindicação dos trabalhadores, nas sociedades capitalistas. O movimento operário e as paralisações, podem ser analisados em pelo menos dois pontos de vista: o de Emile Durkheim e Karl Marx. 
Para Emile todo conflito é resultado da inexistência de regras, normas que regulem as atividades produtivas e a organização das várias categorias profissionais. A questão social é também moral, pois envolve ideias e valores divergentes dos pensamentos da consciência coletiva. 
Já para Karl Marx, a greve é uma expressão mais visível da luta de classes entre burguesia e proletariado. O trabalhador representa a força de trabalho e o empresário o capital, cabe ao Estado regular a relação entre trabalhador e capital. O estado também age com a força policial. 
As greves dos trabalhadores se associam ao processo de industrialização. O proletariado lutava e ainda luta, para obter mais direitos e consequentemente melhores condições de trabalho. 
Com as lutas houve a necessidade da discutição de problemas mais abrangentes, como as políticas econômicas e seus impactos. 
Os movimentos sociais não são predeterminados. Dependem sempre de condições específicas, sem que se desenvolva forças políticas que confrontam ou apoiam, os recursos existentes para manter sua ação e dos instrumentos utilizados para que tenham repercussão.
Perguntas interessantes