Como kant compreende a relação entre o pensamento e a liberdade de expressão?
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A liberdade de expressão é condição para o pensamento. Para Kant, só conseguimos desenvolver o nosso pensamento se os confrontarmos com as ideias dos outros, se enfrentarmos o contraditório. E isso só é possível com liberdade de expressão. Isso permite que identifiquemos os nossos erros de julgamento ao compará-los com os julgamentos alheios e vice-versa, de modo que quem rouba a liberdade de expressão rouba também a liberdade de pensar. Quando, por exemplo, um ditador estabelece a censura, o que ele de fato quer é impedir o povo de pensar, e não simplesmente de se expressar, porque a liberdade de expressão é a condição do pensamento. Isso você encontra no texto "O que significa orientar-se no pensamento?". Eis o trecho em que Kant diz justamente isso:
"À liberdade de pensar contrapõe-se, em primeiro lugar, a coação civil. Há decerto quem diga: a liberdade de falar ou de escrever pode ser-nos tirada por um poder superior, mas não a liberdade de pensar. Mas quanto e com que correção pensaríamos nós se, por assim dizer, não pensássemos em comunhão com os outros, aos quais comunicamos os nossos pensamentos e eles nos comunicam os seus! Pode, pois, muito bem dizer-se que o poder exterior, que arrebata aos homens a liberdade de comunicar publicamente os seus pensamentos, lhes rouba também a liberdade de pensar: o único tesouro que, não obstante todos os encargos civis, ainda nos resta e pelo qual apenas se pode criar um meio contra todos os males desta situação." (Kant, O que significa orientar-se no pensamento?, 1786)
"À liberdade de pensar contrapõe-se, em primeiro lugar, a coação civil. Há decerto quem diga: a liberdade de falar ou de escrever pode ser-nos tirada por um poder superior, mas não a liberdade de pensar. Mas quanto e com que correção pensaríamos nós se, por assim dizer, não pensássemos em comunhão com os outros, aos quais comunicamos os nossos pensamentos e eles nos comunicam os seus! Pode, pois, muito bem dizer-se que o poder exterior, que arrebata aos homens a liberdade de comunicar publicamente os seus pensamentos, lhes rouba também a liberdade de pensar: o único tesouro que, não obstante todos os encargos civis, ainda nos resta e pelo qual apenas se pode criar um meio contra todos os males desta situação." (Kant, O que significa orientar-se no pensamento?, 1786)
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