Química, perguntado por stellapensadora, 8 meses atrás

Como inseto pousa na água sem afundar? “Para entender como alguns insetos conseguem essa proeza, é preciso imaginar primeiro que a água é formada por milhares de minúsculas bolinhas chamadas moléculas, como se fosse uma piscina de bolinhas. A todo instante, elas se atraem e, enquanto tentam ficar grudadas, são puxadas para o lado, para cima e para baixo. Só a parte que fica na superfície não é puxada para cima, já que não há moléculas acima delas. É como se formassem uma parede bem fininha sobre a água”. ROPERO, Caroline. Como inseto pousa na água sem afundar. Diário do Grande ABC. 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 dez. 2018. Do ponto de vista químico, os mosquitos conseguem “andar” sobre as águas devido à(s) (A) interação entre as moléculas de água, que se atraem em todas as direções através de ligações de hidrogênio. (B) geometria plana das moléculas de água que formam a tensão superficial. (C) forças de London, que atraem as moléculas de água aproximando-as umas das outras. (D) interações moleculares da água ocasionadas pelas forças dipolo induzido. (E) forças intramoleculares da água, que permitem a interação de suas moléculas em uma única direção.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
9

Sobre a água e suas forças, a resposta certa é a:

(E) forças intramoleculares da água, que permitem a interação de suas moléculas em uma única direção.

Isso porque a água possui forças intermoleculares que juntam uma molécula a outra o que faz com que os insetos possam pousa na água sem afundar.

Veja que outro fator que contribui é o fato do inseto ser muito leve e suas pernas serem muito finas.

A água é um importante elemento da natureza e é usado como base para diverso estudos científicos em especial no que diz respeito as ligações químicas.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes