História, perguntado por depoisdaoito, 10 meses atrás

A ROSA DE HIROXIMAPensem nas criançasMudas telepáticasPensem nas meninasCegas inexatasPensem nas mulheresRotas alteradasPensem nas feridasComo rosas cálidasMas oh não se esqueçamDa rosa da rosaDa rosa de HiroximaA rosa hereditáriaA rosa radioativaEstúpida e inválidaA rosa com cirroseA antirrosa atômicaSem cor sem perfumeSem rosa sem nada.Vinicius de Moraes, Antologia poética.Neste poema, *

A) - a referência a um acontecimento histórico, ao privilegiar a objetividade, suprime o teor lírico do texto.

B)- parte da força poética do texto provém da associação da imagem tradicionalmente positiva da rosa a atributos negativos, ligados à ideia de destruição.

C) - o caráter politicamente engajado do texto é responsável pela sua despreocupação com a elaboração formal.

D) - o paralelismo da construção sintática revela que o texto foi escrito originalmente como letra de canção popular.

E )- o predomínio das metonímias sobre as metáforas responde, em boa medida, pelo caráter concreto do texto e pelo vigor de sua mensagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por marialuizamgomes
5

Resposta:

B

Explicação:

A alternativa é a B, devido aos versos "A antirrosa atômica/ Sem cor e perfume/ Sem rosa nem nada" que são características que uma flor possuí, diferente desse elemento. E, durante o desenvolvimento do poema, é possível apontar adjetivos relacionados a destruição, que são totalmente opostos as sensações que a rosa(flor) proporciona para as pessoas.

Perguntas interessantes