Biologia, perguntado por josehumbertosvilela6, 7 meses atrás

como iniciar a transição de género ??​


yancasophia0: e um processo unico e individual para cada pessoa sem formas certas ou erradas enquanto algumas mulhereres trans optam pela cirurgia de redesignação sexual [ CRS], outras preferem so a terapia de reposição hormonal
Giovannaduarte110620: sei não
yancasophia0: toda essa empreitada e longa arriscada e cara mais pode levar a resultados além do esperado obs; espero ter ajudado bjs
josehumbertosvilela6: obrigado
yancasophia0: nada
josehumbertosvilela6: mas n tem nenhum tipo de hormônio???
yancasophia0: sim diversos um pra cada caso
yancasophia0: mais ai voce tem que ver um um especialista
josehumbertosvilela6: mas eu não tenho dinheiro
josehumbertosvilela6: E vc pode me analisar

Soluções para a tarefa

Respondido por Giovannaduarte110620
0

Resposta:

1. Verifique qual a unidade de saúde mais próxima da sua casa

a) não sei qual é a minha unidade de saúde: caso você ainda não saiba qual é a sua unidade municipal de saúde, utilize o Google Pesquisa e o Google Maps para identificar qual é a mais próxima do seu endereço. O site da prefeitura geralmente possui essa lista também. Vá até lá com um comprovante de residência em seu nome, R.G. e C.P.F.. Se você não tiver comprovante em seu nome, basta levar uma cópia de alguma conta de luz, água e afins junto com uma carta de punho de quem mora com você com as informações básicas de registro de ambes declarando que moram juntes. Pelo menos, aqui em Curitiba funciona dessa forma a comprovação.

b) sei qual é a minha unidade de saúde cadastrada: se você já sabe onde está seu cadastro de atendimento municipal no SUS basta ir até o local. Recomendo ir bem cedo para conseguir atendimento mais rápido.

c) se você for de Curitiba — PR: aqui existe um aplicativo chamado Saúde Já. É só baixar e marcar uma consulta. Automaticamente gera qual a sua unidade de saúde a partir do seu endereço. Então, se for a primeira ida, é preciso levar a documentação do item A. Você deve estar se perguntando se é fácil e rápido: depende da sorte. Se não conseguir marcar pelo app, veja a unidade e vá bem cedo, lá pelas 7h.

2. Você tem o direito de usar seu nome social

Antes de prosseguir você tem o direito de pedir para atualizar o seu cadastro com seu nome social e ele tem que ser garantido pelo SUS. Juridicamente, está sancionado desde 2009 por meio da Portaria nº 1.820 que estabeleceu a Carta Direitos dos Usuários do SUS. O inciso I do artigo 4º da carta aponta:

identificação pelo nome e sobrenome civil, devendo existir em todo documento do usuário e usuária um campo para se registrar o nome social, independente do registro civil sendo assegurado o uso do nome de preferência, não podendo ser identificado por número, nome ou código da doença ou outras 14 Conselho Nacional de Saúde formas desrespeitosas ou preconceituosas.

(MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012)

Aqui em Curitiba solicitei uma senha para o "Cadastro". Cheguei e falei que gostaria de inserir meu nome social. Foi bem tranquilo, ele me mostrou ainda o sistema para ver se estava certo. Durou nem 5 minutos e por todos os lugares depois eu estava sendo chamado pelo meu nome, RAVI.

3. Peça para se consultar com alguém da enfermagem ou plantão médico

Ao chegar na unidade de saúde, peça para se consultar com alguém da enfermagem ou plantão médico. Ambos podem dar início ao pedido para transicionar de gênero. No meio clínico o termo usado é processo transexualizador.

Provavelmente, não saberão como dar a entrada no processo de transição ou o que isso significa. Infelizmente, essa é a realidade. É importante você saber que essa entrada ainda se dá via psicologia e ao solicitar, na consulta com algum(a) desses(as) profissionais citados, ele/ela precisa dar um encaminhamento no sistema para o centro de atendimento especializado do Estado. Outro fator extremamente negativo é que estão nas capitais, com exceção de Uberlândia: São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, etc. Sim, apenas nas capitais. Se você for do interior, terá que se locomover sem nenhum apoio do Estado para tal, até o local de atendimento para realizar o tratamento. A lista dos locais e o contato estão no final deste texto.

Em Curitiba, a orientação que levei à unidade de saúde foi de entrar no sistema e seguir os seguintes passos: CBO — Psicólogo/Clínico > Área de Atuação Psicologia/Processo Transexualizador. Isso no Sistema E-Saúde.

Se eu tivesse esperado atendimento com um médico, levaria mais de 2 meses para fazer algo que leva nem 10 minutos e que é permitido que qualquer profissional da saúde com diploma superior o faça. No caso, a pessoa que é enfermeira tem como realizar isso.

Com esse encaminhamento, você entra na fila...

4. Agora é esperar… e esperar.

O que se sabe é que são poucas vagas para muita demanda. Assim, a fila pode levar de 2 meses a 2 anos apenas para ter a primeira consulta psicossocial. Você receberá uma ligação e precisará atende-la, se não uma outra pessoa passa na sua frente. Por isso, é muito importante que seu cadastro esteja atualizado. Aqui em Curitiba, essas ligações ocorrem toda primeira terça-feira do mês.

Mas ao entrar você terá todo o acompanhamento necessário: psicossocial, endocrinologista, exames e hormonioterapia.

Outra possibilidade é o atendimento particular em rede privada. Em breve escrevo um artigo sobre isso.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes