Português, perguntado por mamaririnana6, 9 meses atrás

Como identificar um adjunto adverbial? É um complemento? Porque é/não é?

Soluções para a tarefa

Respondido por CarlosMV
2

O adjunto adverbial é um termo acessório da análise sintáxica, ou seja, mesmo retirando ele da frase esta continua a ter sentido.

Imagine: as mulheres são belas por natureza. Quando usam acessórios como brincos, por exemplo, ficam ainda mais belas. Focalizando, não importa se elas estão com acessórios ou sem acessórios, elas continuam belas. Assim é em uma frase.

Maria Chegou inesperadamente.

Se eu tirar da frase a palavra desesperadamente ficará:

Maria chegou.

No caso, inesperadamente é o adjunto adverbial, pois não influência no sentido da frase apenas mostra a circunstância em que Maria chegou, que aliás é a característica de um advérbio, enfatizar a circunstância através de um adjetivo, verbo ou outro advérbio. Fica mais fácil de ver se eu escrever.

Inesperadamente, Maria chegou.

Desta forma é notável a palavra inesperadamente como um adjunto adverbial.


CarlosMV: Não, se o complemento a que você se refere é o Complemento Nominal, são diferentes. O adjunto adnominal é um termo acessório que está na frase só para dar mais EMOÇÃO à oração. Já o Complemento nominal é um termo integrante, ou seja, retirando-o da oração a frase fica sem sentido. Pense: amor é um Verbo transitivo direto, ele pede um objeto direto, pois quem ama, ama alguém. Se eu escrever: Márcia ama Jeovane., Jeovane é um termo essencial da oração, pois o retirando a frase fica sem sentido.
CarlosMV: É difícil de perceber a diferença na hora da análise sintaxe, mas com a prática você vai se acostumando.
Perguntas interessantes