Como identificar lixo hospitalar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Grupo A: Considerado o mais perigoso e potencialmente infectante. É integrado pelos materiais que carregam agentes biológicos que apresentem risco de infecção, como as bolsas de sangue contaminado.
Grupo B: Materiais com substâncias químicas capazes de provocar danos à saúde ou ao meio ambiente, independente de suas características inflamáveis, de corrosividade, reatividade e toxicidade. Aqui estão incluídos os medicamentos utilizados no tratamento contra o câncer, os reagentes para laboratório e as substâncias para revelação de filmes de Raio-X, por exemplo.
Grupo C: Abrangem os rejeitos radioativos, com materiais apresentando carga acima do padrão e que não podem ser reutilizados. É o caso dos exames de Medicina Nuclear, por exemplo.
Grupo D: São os considerados resíduos comuns, qualquer lixo que não tenha sido contaminado ou possa provocar acidentes. São exemplos: gesso, luvas, gazes, materiais passíveis de reciclagem e papéis.
Grupo E: Exclusivamente composto por objetos e instrumentos perfurocortantes, que possam furar ou cortar, ou seja, lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro.