Como Getúlio Vargas assumiu o Brasil em 1930?
Soluções para a tarefa
Com a quebra da Bolsa de Nova Iorque ocorrida em outubro de 1929, inicia-se uma crise econômica de escala mundial, esmagando todas as economias com alguma participação nos mercados internacionais, caso do Brasil e suas exportações de café. Em 1929, lideranças da oligarquia paulistana romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café-com-leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em reação, o Governador de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas.
Em 1 de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o governador do estado de São Paulo, Júlio Prestes. Porém, ele não tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado. Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha no Brasil.
Resposta:
Explicação:
Getúlio Vargas foi o governador do Brasil no período compreendido entre 1930 em 1945 e, neste período, mais precisamente entre 1937 e 1945 houve o chamado Estado Novo. Acerca de tal período, Vargas criou a Previdência Pública (INSS), legalização dos sindicatos, estabelecimento da Carga Horária Racional, direito à greve, direito às férias e ao 13º salário. Vagas é conhecido como o presidente que deu início ao período Populista da história do Brasil. A organização proletária brasileira foi um dos responsáveis pelas conquistas, e também as elites militares brasileiras, que foram responsáveis pela organização da revolução de 1930, onde deu fim à República Velha e fundando o Estado Novo.
Vargas é considerado um ditador pelo fato de ter dado um golpe defendendo estar numa ameaça comunista para implementar o Estado Novo. Mais detalhadamente, nas eleições de 1930 o candidato Júlio Prestes foi eleito, mas parcela da sociedade não o aceitou como presidente. Dessa forma, na chamada Revolução de 1930, houve um golpe de Estado em que se impediu que Júlio Prestes tomasse o poder. Um dos principais líderes da Revolução de 1930, Getúlio Vargas, foi um dos articuladores do movimento, e foi quem tomou o poder após 1930.