Sociologia, perguntado por CLARICATURA, 1 ano atrás

Como funcionam os partidos politicos? E as ONG´s?

Soluções para a tarefa

Respondido por bobymotoka1994
6
Uma ONG - ou seja, uma Organização Não-Governamental - consiste em uma organização sem fins lucrativos, e também sem subordinação estatal, que atua em prol de uma causa social, como a defesa do meio ambiente, a garantia dos direitos indígenas, a prevenção de doenças, a proteção dos direitos das crianças, entre outros temas.

Apesar de já existirem desde muito antes, o termo “ONG” foi utilizado pela primeira vez em 1950, durante uma convenção da ONU. Porém, foi com o crescimento dos movimentos sociais a partir dos anos 1960 e 1970 que as ONGs ganharam mais força.

No Brasil, as ONGs se tornaram mais populares a partir dos anos 1980, fundamentalmente nas áreas onde as políticas públicas encontram maiores dificuldades de incidência. Outra curiosidade: apesar de não terem fins lucrativos, as ONGs devem ter registro em cartório, o CNPJ e a inscrição estadual.

Entre as ONGs mundialmente conhecidas, está a Plan International, nasceu na Inglaterra e desde 1937 recebe grande destaque na imprensa por suas ações em defesa dos direitos das crianças e, mais recentemente, com foco nos direitos das meninas - é a Plan International a ONG criadora do movimento global Por Ser Menina, que promove iniciativas em prol do empoderamento das meninas.

A Plan International também é uma ONG que acredita principalmente no poder da educação. Por isso, desde sua chegada ao Brasil, em 1997, a Plan International vem desenvolvendo projetos que levam informações sobre direitos, saúde, proteção, meio ambiente e cidadania para várias famílias. Ao longo desses 20 anos de história em terras brasileiras, a Plan International já desenvolveu mais de 50 projetos, que já impactaram cerca de 75 mil crianças nas cinco regiões do país.  





(((((( como funciona os partidos políticos)))))))

Os partidos políticos espelham o protagonismo ideológico plural no cenário político brasileiro, representando, cada um deles, base sobre a qual pessoas com afinidades de pensamento podem se agrupar e unir forças em prol da comunidade local, regional e nacional. Em outra perspectiva, os partidos também podem ser vistos como instrumento de cunho oligárquico, que almeja sempre sua própria manutenção no poder e, nesse sentido, a estagnação do poder social em suas mãos – uma verdadeira cabeça de medusa, com seu poder petrificante, como bem indica o título do livro Teoria das Elites: A cabeça da medusa, de autoria do professor doutor Erivaldo Cavalcanti.

 

Dito isso, faz-se inegável a relevância dasforças partidárias no cenário político brasileiro, seja para o bem, seja para o mal, decorrendo daí a justificação do presente trabalho, que pretende expor o sistema político nacional e os contornos jurídicos dos partidos políticos.

 

 



bobymotoka1994: acho que agora esta mais explicativo
CLARICATURA: Muito obrigada mesmo!
Perguntas interessantes