Como funcionam as hemácias, plaquetas e leucócitos?
Soluções para a tarefa
As hemácias e as plaquetas
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em: plasma (parte que se caracteriza por ter volume próprio) e células sanguíneas (substancias traçadas no sangue).
O plasma é uma das substâncias convergentes em relação às células que ali se encontram emergidas. Sua composição química é água, sais minerais e proteínas. Existem três tipos de células sanguíneas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Eritrócitos ou hemácias
As hemácias habitadas no âmago dos ossos são as formadoras dos glóbulos vermelhos da rede sanguínea.
As hemácias apresentam uma forma circundada e uma forma cavada em seus dois lados. São fabricadas pela medula óssea, e participam da respiração.
Plaquetas ou trombócitos
As plaquetas são células do sangue, responsáveis pela sua coagulação. Elas são produzidas pela medula óssea, protegendo o ser humano de sangramento e hemorragias.
Uma pessoa com problemas na medula óssea, ou com alguma doença, como leucemia, câncer,anemia aplástica,
que prejudica a produção de plaquetas, correm o perigo de terem hemorragias incontroláveis, e não sendo realizada uma transfusão, pode ocasionar a morte.
Essas pessoas que apresentam complicações na produção de plaquetas precisam receber transfusões frequentemente, até que o organismo volte a funcionar normalmente, fabricando suas plaquetas.